|
Foi um sucesso o evento “Esporte e Cidadania” realizado pelo Sesi e a Rede Globo, em Ampére, sábado (07). Mais de 11.400 pessoas participaram e foram prestados cerca de 34.230 atendimentos nas áreas de esporte, esporte, de lazer e educação, dezenas de serviços de saúde e orientação sobre hábitos saudáveis.
O evento contou com a parceria da Prefeitura da cidade e de outros 44 parceiros, entre os quais nove indústrias da região, além de escolas, instituições de ensino superior, órgãos estaduais, empresas de comunicação, bancos, clubes de serviço, entidades sociais e ONGs. O atendimento foi feito por 462 voluntários.
Participaram o prefeito Flávio Penso, a coordenadora de Esporte e Lazer do Sesi-PR, Débora de Lara; o gerente regional Oeste/Sudoeste, Ademir Vicente da Silva, além de Roberto Ballesca, da área de esporte do Sesi, secretários municipais e empresários.
clique para ampliar ![]() |
O “Esporte e Cidadania” foi realizado no mesmo dia em cidades de todos os Estados brasileiros para orientar e conscientizar a população sobre a importância da prática do esporte e como ela pode contribuir para a inclusão social, a qualidade de vida e a melhoria da produtividade no trabalho.
No Paraná, a cidade de Ampére foi escolhida para receber o evento porque se insere numa região de forte presença em programas de esporte e de lazer ofertados pelo Sesi Paraná. É do Oeste/Sudoeste, por exemplo, a maioria das 17 mil crianças atendidas no Estado pelo projeto Atleta do Futuro, que alia o desenvolvimento do esporte a ações de educação e cidadania.
Em Ampére, além de jogos, teve clínicas de tchowkball, de karatê, xadrez, capoeira, vôlei, basquete e futebol, além de apresentações circense, de ballet e de aeróbica. O Sesi, através do programa Lazer Ativo, ofertou massagem relaxante e avaliação física.
clique para ampliar ![]() |
Na área da saúde, entre outros serviços, a população pode obter orientação nutricional e sobre doenças sexualmente transmissíveis, fazer teste de visão, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e teste de risco de câncer de mama.
As crianças se divertiram com contação de estória, brinquedoteca e maquiagem artística, além dos brinquedos infláveis e atividades esportivas. O evento teve também caminhada orientada para pessoas da terceira idade, hipismo, rapel indor e apresentações teatrais.