clique para ampliar ![]() |
Técnicas francesas em confeitaria, além de inovações e novas matérias primas utilizadas pelo setor, foram apresentadas pelo perito francês Dominique Ecale em palestra na noite desta quarta-feira (21), no Senai CIC. A palestra fez parte da programação de atividades voltadas para profissionais da área que Ecale ministra até a próxima semana, em Curitiba, em uma parceria entre o Senai Paraná, o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep) e os Moinhos Anaconda.
Ecale destacou que, na França, o processo de fabricação na área de panificação e confeitaria está se tornando cada vez mais mecanizado. Segundo ele, isso acontece por conta principalmente das crescentes exigências em relação à higiene na produção. Outros motivos seriam o elevado custo da mão de obra no país e a dificuldade de se encontrar pessoal qualificado.
Quanto às inovações e ao uso de novas matérias primas na produção de pães e doces, Ecale ressaltou que na França, nos últimos anos, aumentou a preocupação tanto da clientela quanto dos profissionais da área com a saúde. Isso levou o setor a investir na produção de doces e bolos que evitem conservantes e colorantes em suas composições. Houve também um crescimento na procura pelos chamados “doces orgânicos”, cujos ingredientes são provenientes de culturas sem fertilizantes, além da redução da quantidade de açúcar e gorduras nas receitas.
A palestra de Dominique Ecale nesta quarta foi acompanhada por profissionais da área de panificação e confeitaria, convidados tanto pelo Sipcep quanto pelos Moinhos Anaconda, além de alunos do curso Técnico em Gestão e Produção de Alimentos do Senai CIC. Esta é a quinta vez que Ecale vem ao Paraná para capacitar profissionais do setor.Durante toda esta semana e até o próximo dia 30, o perito francês dará uma série de cursos em Curitiba.