Rocha Loures defende acesso ao conhecimento produzido nas universidades

Presidente da Fiep participou da abertura do 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, em Maringá

clique para ampliar Abertura do 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, em Maringá (Foto: Arnaldo Alves/SECS)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, ressaltou nesta quarta-feira (7), durante a abertura do 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, em Maringá, a necessidade de se promover o acesso das empresas ao conhecimento produzido dentro das universidades. Organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em parceria com universidades públicas estaduais, o encontro vai discutir, até esta sexta (9), o destino das verbas públicas aplicadas na área de pesquisa.

Para Rocha Loures, é necessário que a sociedade, que contribui com impostos, tenha acesso ao conhecimento produzido na academia. O presidente da Fiep ressaltou a importância do fomento ao desenvolvimento da pesquisa aplicada no Brasil, fazendo com que o conhecimento seja convertido “em produtos que agregam valor e geram riqueza”.

A abertura do Encontro teve a participação do ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da Repúblcia, Daniel Vargas. Em seu discurso, o ministro afirmou que o Brasil se encontra em um momento significativo por conta da transição de seu modelo de desenvolvimento econômico, que deixou de depender das empresas de grande porte. Segundo Vargas, nas últimas décadas houve uma expressiva ascensão de empresas de pequeno e médio porte, que hoje detêm boa parte dos lucros gerados pelo setor industrial e empresarial.

Por isso, o ministro reafirmou a necessidade de se estabelecer uma maior comunicação entre a academia e o mercado, aumentando assim a produtividade das pequenas e médias empresas. Para Vargas, tornou-se imprescindível promover a inovação, para gerar ainda mais riqueza aos empreendedores e, consequentemente, estimular o desenvolvimento tanto a nível regional quanto nacional.

Além do debate sobre o desenvolvimento de pesquisas pelas universidades públicas paranaenses, o 3º Encontro de Ciência e Tecnologia tem como tema o “Ano da França no Brasil”. Durante o evento, empresários e representantes de ensino superior da região francesa de Rhône-Alpes reafirmam a cooperação tecnológica que mantêm com o governo do Paraná.

A abertura do evento teve ainda a participação do governador Roberto Requião, da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, e de outros secretários estaduais.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR