Fiep recebe seminário sobre marcas e patentes

Encontro discutiu a importância da proteção legal das inovações como forma de alavanca para novos negócios das empresas

clique para ampliar O presidente Rodrigo da Rocha Loures participou da abertura do evento (Foto: Gilson Abreu)

O Sistema Fiep recebeu nesta quinta-feira (8), no Cietep, em Curitiba, a segunda edição do seminário “Marcas & Patentes como Alavanca para Novos Negócios”. Promovido pelo escritório Daniel Advogados, especializado em questões de propriedade intelectual, o seminário contou com a presença do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, que destacou a importância da proteção legal dos inventos como parte do processo de inovação das empresas.

“Colocamos como grande prioridade no Sistema Fiep o apoio e o estímulo à inovação nas nossas empresas, e uma das vertentes desse movimento é a propriedade intelectual. Por isso a importância deste encontro”, afirmou o presidente.

E foi justamente o projeto de estímulo à inovação do Sistema Fiep que abriu a programação de palestras do seminário. O diretor do Centro de Inovação do Sistema, Ronald Dauscha, apresentou as ações que estão sendo adotadas pela Fiep para auxiliar a criação de ambientes de inovação dentro das empresas. O diretor fez ainda uma análise do panorama atual da inovação no Brasil. “Temos avanços na agenda da inovação no País, com a participação mais efetiva de diversos atores e do governo. Mas a inovação ainda não está presente na estratégia da grande maioria das empresas”, afirmou Dauscha.

clique para ampliar Ronald Dauscha apresentou o Centro de Inovação do Sistema Fiep (Foto: Gilson Abreu)

Durante a palestra, o diretor apresentou também o Serviço de Propriedade Intelectual do Senai Paraná, área que oferece orientação às empresas e elabora processos para registros de marcas e patentes. Atualmente, a área realiza em média 50 atendimentos por mês, que vão desde pedidos de informações até os processos propriamente ditos para registros ou pedidos de patentes. Os clientes são, em geral, pequenas e médias empresas, que procuram o serviço para proteger marcas, produtos ou inovações tecnológicas que desenvolveram.

Quem também participou da abertura do seminário foi o diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes. Ele ressaltou a importância da proteção legal de processos e produtos inovadores como forma de incentivar o investimento em pesquisa. “No Brasil, muitos técnicos têm a capacidade de criar, o que já é bastante, mas isso acaba se perdendo por falta de proteção. O seminário é mais um momento importante de reflexão para a indústria sobre este assunto”, declarou.

O seminário sobre marcas e patentes realizado no Cietep teve ainda outras três palestras. O coordenador estadual de projetos nos setores de moda e construção civil do Sebrae-PR, Edvaldo Pires Correa, mostrou como a propriedade intelectual expande os negócios no setor do vestuário no Estado. O advogado especializado em Negócios de Propriedade Intelectual, Rodrigo Sérgio Bonan de Aguiar, sócio do escritório Daniel Advogados, explicou os aspectos jurídicos para registro de marcas e patentes. Por fim, o economista especializado em marcas Mario Sergio Cardim Neto, sócio-diretor da MS Cardim & Associados, falou sobre a importância das marcas na atual economia.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR