clique para ampliar ![]() |
Em busca de parceiros para viabilizar comercialmente suas inovações, dois alunos do Senai Paraná que têm propostas hospedados no Hotel de Projetos Inovadores (HPI) da instituição, participam nesta quinta-feira (8) de uma rodada de negócios em Maringá. O evento faz parte da programação do 3º Encontro Ciência e Tecnologia do Paraná, que foi aberta oficialmente nesta quarta (7), no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Entre outras autoridades, a abertura solene teve as presenças do governador Roberto Requião; dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, e de Assuntos Estratégicos, Daniel Vargas; e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.
A rodada de negócios surgiu de uma parceria da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), promotora do Encontro, com a Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Reparte) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A expectativa dos organizadores é que, durante o evento, as onze empresas âncora e as 50 fornecedoras participantes possam gerar negócios entre si, proporcionando a abertura de novos mercados e geração de empregos.
clique para ampliar ![]() |
É justamente isso que o aluno do curso Técnico em Eletrotécnica do Senai Maringá, Alexandro Dias dos Santos, pretende ao participar da rodada. Artesão que cria peças a partir de folhas e fibras do caule de bananeiras, Alexandro contou com o apoio do Senai para desenvolver três máquinas laminadoras que facilitam a extração da matéria prima para seu trabalho. “As máquinas fazem juntas o trabalho desgastante e doloroso que hoje os artesãos têm que fazer à mão”, explica a analista de negócios Daniela Midori Taguchi, coordenadora do HPI do Senai Maringá.
Em maio de 2008, o projeto de Santos foi hospedado no HPI. Na pré-incubadora do Senai, recebeu todo o apoio técnico para desenvolver a proposta e produzir protótipos de suas máquinas. Agora, o projeto está em fase de elaboração de um plano de negócios. Como a matéria prima é usada também por indústrias moveleiras e de confecção, que entre outros artigos fabricam cadeiras e bolsas com o material, Santos já vem recebendo propostas de algumas empresas interessadas na comercialização das máquinas. “A rodada de negócios será mais uma oportunidade para conseguir parceiros que viabilizem a produção em escala industrial”, afirma Daniela.
Energia limpa
O outro projeto do HPI do Senai que estará na rodada de negócios desta quinta foi desenvolvido pelo aluno do curso Técnico em Eletromecânica do Senai Londrina, José Julio Bespalhok. Ele idealizou um aquecedor de água que utiliza como combustível madeira peletizada, material processado a partir de resíduos da indústria madeireira. Hoje, o Brasil já produz a madeira peletizada, mas segundo Bespalhok, ela é exportada para países como Alemanha e Espanha. “Aqui no Brasil ainda faltam aquecedores de água que utilizem a madeira peletizada. É justamente isso que estamos desenvolvendo”, explica o aluno.
O aquecedor está sendo desenvolvido há 8 meses, sendo que há 5 o projeto ingressou no HPI, recebendo todo o apoio técnico do Senai Londrina. Atualmente, um protótipo está em fase final de produção. Bespalhok afirma que o aquecedor pode representar uma economia significativa para empresas que utilizam água quente em grande escala, como hotéis, motéis e restaurantes, entre outros. “Hoje essas empresas utilizam gás, óleo diesel, eletricidade ou lenha para aquecer a água. Usando a madeira peletizada, a economia com combustível é de 50%”, explica Bespalhok.
Além disso, ele ressalta as os ganhos ambientais com a queima da madeira peletizada. “É um combustível 100% ecológico, já que não tem a adição de nenhum produto químico. Assim a natureza pode absorver todo o CO2 resultante da queima”, justifica Bespalhok.
Na rodada de negócios, o aluno do Senai Londrina também buscará parceiros para viabilizar o projeto. “Espero conseguir uma parceria com alguma empresa para desenvolver o produto em escala industrial”, declara.
Programação
A rodada de negócios Seti/Reparte/Sebrae acontece das 8 às 18 horas desta quinta-feira. A programação do 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná tem ainda uma série de palestras e conferências que acontecem até sexta (9), Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Nesta edição, o Encontro terá como tema principal o “Ano da França no Brasil”, inclusive com a participação de palestrantes franceses. Mais informações podem ser obtidas no site da Seti (www.seti.pr.gov.br).