clique para ampliar ![]() |
O IEL Paraná contemplou nesta sexta-feira (02) as empresas paranaenses que possuem os melhores programas de estágio com o Prêmio IEL de Estágio 2009 – Melhores Práticas. Kraft Foods Brasil e Furukawa Industrial S.A. Produtos Elétricos foram as vencedoras nas categorias grande e médio porte, respectivamente. Além das empresas, foram premiados a estudante Cassiana Kalache, estagiária da Kraft e Bruno Gonçalves, da Furukawa. A cerimônia de premiação, aberta pelo superintendente do IEL Paraná, Rodrigo Weber, foi realizada no Cietep, em Curitiba.
“O objetivo é evidenciar as melhores práticas de estágio realizadas pelas empresas paranaenses clientes do IEL, bem como divulgar casos de sucesso para o desenvolvimento de talentos na indústria”, disse Weber. Ele acrescentou que uma das principais preocupações da instituição é o desenvolvimento de futuros profissionais para o setor produtivo, o que é reforçado pelo prêmio, uma iniciativa do IEL Paraná, alinhada com o IEL Nacional.
“O Prêmio fortalece nosso programa de estágio, que visa oferecer aprendizagem profissional e desenvolvimento de competências, além de colaborar, reforçar e incentivar a valorização que os estagiários têm dentro da empresa. É um incentivo para ambas as partes e também uma oportunidade de avaliarmos os candidatos com potencial de efetivação”, destacou Margarete Torres, gerente de Recursos Humanos da Kraft. Atualmente, a Kraft tem 150 estagiários atuando em todo o Brasil, dos quais 115 no Paraná. Em média, a empresa efetiva cerca de 60% dos estagiários.
A estudante premiada, Cassiana Kalache, que cursa Publicidade e Propaganda acredita que o Prêmio é um estímulo para a prática do estágio. “Ter a oportunidade de participar do Prêmio aumenta a motivação de aprender mais e desenvolver competências, que são exigidas pelo mercado. Tenho certeza que ter sido indicada e ter recebido o Prêmio será um diferencial no meu currículo”, disse a estudante, de 21 anos. De acordo com ela, o estágio proporciona crescimento pessoal e profissional. “Com o estágio, ganho confiança, autonomia e conhecimento, que são valorizados no mercado de trabalho”, ressaltou.
O outro premiado, Bruno Gonçalves, é estudante de Sistemas para Internet. Para ele, o estágio e a premiação podem ser uma oportunidade para alavancar a carreira profissional. “Tanto o estágio quanto o Prêmio agregam valor na minha vida profissional. O estágio me proporciona a prática e o Prêmio um marketing profissional do meu desempenho”, destacou o estudante, que desenvolve sistemas e atua na manutenção de sistemas na Furukawa.
“O Prêmio nos torna um exemplo para as outras empresas, que devem também desenvolver programas de estágio”, disse Andressa Evangelista, analista de Recursos Humanos da Furukawa. De acordo com ela, programasde estágio são essenciais para a identificação de talentos, que podem ser qualificados e desenvolvidos se tiverem apoio e oportunidade. Segundo a representante da empresa, a Furukawa costuma efetivar cerca de 70% de seus estagiários.
Além da Kraft e Furukawa, foram premiadas as empresas Bematech e Barion, com a segunda colocação respectivamente nas categorias grande e média empresa. A vencedora da categoria grande empresa, além do troféu, ganhará um curso de Liderança para Média Gerência da Unindus. Os estudantes vencedores receberão certificados e as empresas um selo de qualificação.
As empresas inscritas no Prêmio foram analisadas em relação à existência de uma política de estágio, efetivação, participação e implantação das ações sugeridas por estagiários e os resultados obtidos pela organização com a prática do estágio. Os vencedores de cada categoria serão indicados para participar da premiação nacional, coordenada pelo IEL Nacional, que acontecerá em Brasília no dia 19 de novembro deste ano.
40 ANOS – Durante a premiação, foi destacada a atuação do IEL Paraná em seus 40 anos de existência, completados no dia 21 de agosto. O fundador do IEL Paraná, Mário De Mari, foi homenageado e descerrou a placa comemorativa ao aniversário da entidade. Ao longo de sua história, a instituição contribuiu com a inserção de mais de 100 mil estudantes no mercado de trabalho. Os números são resultado de parcerias com mais de 1,2 mil instituições de ensino do Estado, que colaboraram com o atendimento das demandas de mais de 10 mil empresas e indústrias paranaenses.