clique para ampliar ![]() |
Diretores executivos e representantes dos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) participam, até o próximo sábado (26), da 1ª Jornada de Especialização em Gestão Sindical. O evento, aberto nesta quarta-feira (23), em Curitiba, faz parte da programação do Encontro Anual Sistema Fiep & Sindicatos.
Durante a jornada, os participantes assistirão a uma série de palestras sobre gestão, além de apresentações sobre os serviços oferecidos pelas instituições que compõem o Sistema Fiep – Sesi, Senai, IEL, Unindus e a própria Federação.
“O fortalecimento dos sindicatos é uma condição para a valorização sindical, que acontece à medida que os empresários e a própria Fiep entendam o valor dos sindicatos”, afirmou o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “A força da Fiep depende da soma das forças individuais de cada sindicato e cada sindicato depende dos esforços individuais de vocês”, completou o presidente, dirigindo-se aos participantes do evento.
clique para ampliar ![]() |
“Nossa ideia é apresentar aos executivos aquilo que o Sistema Fiep tem disponível para alavancar as atividades dos sindicatos”, disse o diretor de Relações com Sindicatos e Coordenadorias da Fiep, Milton Bueno. Bueno considera que o fortalecimento da Fiep passa obrigatoriamente pelo desenvolvimento dos 96 sindicatos filiados. Para isso, é fundamental que as entidades sindicais tenham executivos capacitados para gerenciá-las. “Como os presidentes e as diretorias dos sindicatos têm um papel mais político, entendemos a importância da gestão executiva, que depende das pessoas que estão neste encontro”, afirmou.
Além dos diretores executivos que participam da jornada, alguns presidentes de sindicatos também estiveram presente à abertura do evento nesta quarta. Wilson Bill, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Paraná (Sindirepa), ressaltou a importância da formação de executivos que atuem na área sindical: “Essa é uma mão de obra que não existe no mercado e tem que ser criada dentro do próprio sindicato. É importante que os executivos conheçam toda a estrutura do Sistema Fiep e os produtos que podem utilizar”.
Já Tamotu Oda, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Bandeirantes, sindicato que abrange 27 cidades da região Norte do Estado, destacou o apoio que a Fiep vem dando aos sindicatos e a importância de eventos como a jornada para fortalecimento da indústria paranaense: “Minha cidade ganha com tudo o que a gente aprende aqui, já que vamos levar o conhecimento para lá”.