Fiep defende queda de barreiras não-tarifárias para fortalecer o Mercosul

Exigências tributárias e a falta de harmonização entre os países são os principais entraves

clique para ampliar Rommel Barion: O principal desafio é derrubar barreiras não-tarifárias, que são chamadas de invisíveis, mas que são na verdade bem visíveis (Foto: Agência Estadual de Notícias)

O vice-presidente da Fiep Rommel Barion participou nesta quarta-feira (16) do painel de abertura do Encomex Mercosul, encontro realizado em Foz do Iguaçu que reúne lideranças empresariais e políticas latino-americanas debatendo oportunidades de negócios internacionais entre os países do bloco. O painel discutiu a importância do comércio intrabloco para a retomada do crescimento.

“O principal desafio é derrubar barreiras não-tarifárias, que são chamadas de invisíveis, mas que são na verdade bem visíveis”, afirmou Barion. Entre os principais problemas enfrentados pelos exportadores estão exigências tributárias e a falta de harmonização do sistema de medição. “Nós queremos exportar, e eles também. É um problema político, porque qualquer país pode criar entraves na fronteira para impedir a entrada de produtos estrangeiros. Não é assim que se forma um bloco”, completou. Durante o debate, Barion ressaltou o papel da Fiep no apoio à facilitação dos negócios internacionais.

Encontros empresariais – O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep foi o responsável pela realização dos encontros empresariais do Encomex, nesta quinta-feira (17). Leia aqui reportagem completa.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR