Senai gradua primeiros projetos hospedados em pré-incubadora

Propostas idealizadas por alunos do Senai Cietep cumpriram todas as etapas de amadurecimento dentro do Hotel de Projetos Inovadores (HPI)

clique para ampliar Jorge Jacon abre solenidade de graduação dos projetos (Foto: Gilson Abreu)

O Hotel de Projetos Inovadores (HPI) do Senai Cietep, de Curitiba, graduou nesta quinta-feira (10) quatro projetos desenvolvidos por alunos da instituição. Foram os primeiros trabalhos do Senai em todo o Estado que cumpriram as etapas de pré-incubação propostas pelo HPI e, a partir de agora, passam a ser geridos como negócios próprios ou em parcerias com outras empresas. Durante o evento, também foi assinado um acordo entre o Senai Paraná e a Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec).

Assista a reportagem em vídeo

Os projetos graduados nesta quinta foram hospedados no HPI em 2007. Desde então, os alunos tiveram acesso à estrutura física e administrativa do Senai e a orientação de professores e consultores para desenvolver suas propostas. “Essa primeira graduação do HPI é a consolidação de um projeto que visa estimular a inovação e o empreendedorismo em nossos alunos”, afirmou o gerente do Senai Cietep, Jorge Luiz Jacon.

clique para ampliar Juliane, Rafel e Maycon recebem certificado pelo projeto Pecsart (Foto: Gilson Abreu)

Dos quatro projetos graduados, dois deles passarão a ser desenvolvidos em parceria com empresas. O primeiro é o Pecsart. Idealizado pelos alunos Rafael dos Santos, Maycon Magalhães de Oliveira e Juliane Gonçalves Carneiro, o projeto resultou na criação de kits compostos por figuras gráficas que ajudam na comunicação verbal e não verbal de pessoas com deficiências. O uso das figuras deve proporcionar uma melhoria significativa no convívio social dessas pessoas, facilitando inclusive seu desempenho e inserção no mercado de trabalho.

Em fevereiro deste ano, o projeto recebeu apoio financeiro da Gráfica e Editora Kaygangue, de Palmas, e foi contemplado no Edital Sesi/Senai de Inovação, o que vai possibilitar sua execução e comercialização. “Por enquanto, temos apenas um protótipo, mas a partir do mês que vem começamos a desenvolver o produto”, explica Rafael dos Santos.

Outro projeto que passa a ser desenvolvido em parceria com empresas é o Vestitag, criado por Adriana Buzzo Salles e Patrícia Sabatowitch Ribas, alunas do curso técnico de Estilismo do Senai Cietep. Com seus conhecimentos na área de estilismo e confecção, elas vão ajudar na elaboração de uma plataforma tecnológica, alimentando um banco de dados a partir do qual informações sobre moda serão disponibilizadas a clientes como redes de lojas.

Atendimento personalizado

Além desses, o projeto Personauto, também graduado nesta quinta, já está funcionando como negócio próprio. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Luciano Bondesan e Anderson Luiz Sá, que criaram um sistema de atendimento personalizado a proprietários de veículos que não têm tempo para levar seus carros a oficinas mecânicas. O serviço de manutenção é prestado, por exemplo, em estacionamentos, durante o tempo em que os carros são deixados por seus donos nesses locais. A ideia é manter um histórico individual para cada veículo, aumentando a confiança do cliente na empresa.

Por fim, o quarto projeto graduado pelo HPI do Senai Cietep serviu para que o aluno Wilson Leiki Umeda conseguisse uma vaga no mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A proposta de Umeda, criada em conjunto com Joel Souza Silva, é criar um sistema que contribui para a diminuição de não conformidades em obras de edificações, que, estima-se, chega a 25% por conta de comunicações desencontradas. O projeto, pensado inicialmente para a construção civil, pode ser aplicado também no chão de fábrica em outras áreas. A partir de agora, a proposta será abrigada pela incubadora de empresas da UTFPR.

Para o diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, que participou da solenidade, a graduação dos primeiros projetos do HPI mostra a importância do estímulo à inovação e ao empreendedorismo. “É importante deixar que as cabeças brilhantes trabalhem. A graduação desses projetos é apenas uma pequena amostra do que acontece quando isso é feito”, declarou.

Nesta quinta, outros sete novos projetos de alunos do Senai Cietep foram oficialmente hospedados no HPI e também receberão todo o apoio da instituição para que se viabilizem.

Parceria

clique para ampliar Acordo foi assinado por João Barreto Lopes e Julio Cezar Felix (Foto: Gilson Abreu)

Durante a solenidade desta quinta, o Senai Paraná firmou uma parceria com a Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec). Ligada ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a Intec foi a primeira incubadora de empresas criada no Estado.

Segundo a gerente do programa Inova Senai Paraná, Sonia Parolin, o objetivo do acordo é possibilitar uma troca de informações e estrutura entre as duas instituições. “Queremos criar uma rede para facilitar a incubação e a pré-incubação em ambas as casas. Com a parceria, os projetos terão acesso a mais estrutura para seu desenvolvimento”, explica.

A parceria foi assinada por João Barreto Lopes e pelo gerente da Intec, Julio Cezar Felix. Nos próximos meses, o Senai pretende firmar acordos semelhantes com outras incubadoras do Paraná.

Inauguração

clique para ampliar Mostra homenageia alunos medalhistas da Olimpíada do Conhecimento (Foto: Gilson Abreu)

Além da graduação dos projetos, a solenidade desta quinta marcou a inauguração da Oficina de Criação e Espaço do Design do Senai Cietep, que vai abrigar o HPI e servirá de local para reuniões e exposições, entre outras atividades. A primeira mostra aberta no espaço homenageia os alunos da unidade que conquistaram medalhas na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento deste ano.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR