clique para ampliar ![]() |
O Hotel de Projetos Inovadores (HPI) do Senai Cietep, de Curitiba, graduou nesta quinta-feira (10) quatro projetos desenvolvidos por alunos da instituição. Foram os primeiros trabalhos do Senai em todo o Estado que cumpriram as etapas de pré-incubação propostas pelo HPI e, a partir de agora, passam a ser geridos como negócios próprios ou em parcerias com outras empresas. Durante o evento, também foi assinado um acordo entre o Senai Paraná e a Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec).
Os projetos graduados nesta quinta foram hospedados no HPI em 2007. Desde então, os alunos tiveram acesso à estrutura física e administrativa do Senai e a orientação de professores e consultores para desenvolver suas propostas. “Essa primeira graduação do HPI é a consolidação de um projeto que visa estimular a inovação e o empreendedorismo em nossos alunos”, afirmou o gerente do Senai Cietep, Jorge Luiz Jacon.
clique para ampliar ![]() |
Dos quatro projetos graduados, dois deles passarão a ser desenvolvidos em parceria com empresas. O primeiro é o Pecsart. Idealizado pelos alunos Rafael dos Santos, Maycon Magalhães de Oliveira e Juliane Gonçalves Carneiro, o projeto resultou na criação de kits compostos por figuras gráficas que ajudam na comunicação verbal e não verbal de pessoas com deficiências. O uso das figuras deve proporcionar uma melhoria significativa no convívio social dessas pessoas, facilitando inclusive seu desempenho e inserção no mercado de trabalho.
Em fevereiro deste ano, o projeto recebeu apoio financeiro da Gráfica e Editora Kaygangue, de Palmas, e foi contemplado no Edital Sesi/Senai de Inovação, o que vai possibilitar sua execução e comercialização. “Por enquanto, temos apenas um protótipo, mas a partir do mês que vem começamos a desenvolver o produto”, explica Rafael dos Santos.
Outro projeto que passa a ser desenvolvido em parceria com empresas é o Vestitag, criado por Adriana Buzzo Salles e Patrícia Sabatowitch Ribas, alunas do curso técnico de Estilismo do Senai Cietep. Com seus conhecimentos na área de estilismo e confecção, elas vão ajudar na elaboração de uma plataforma tecnológica, alimentando um banco de dados a partir do qual informações sobre moda serão disponibilizadas a clientes como redes de lojas.
Atendimento personalizado
Além desses, o projeto Personauto, também graduado nesta quinta, já está funcionando como negócio próprio. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Luciano Bondesan e Anderson Luiz Sá, que criaram um sistema de atendimento personalizado a proprietários de veículos que não têm tempo para levar seus carros a oficinas mecânicas. O serviço de manutenção é prestado, por exemplo, em estacionamentos, durante o tempo em que os carros são deixados por seus donos nesses locais. A ideia é manter um histórico individual para cada veículo, aumentando a confiança do cliente na empresa.
Por fim, o quarto projeto graduado pelo HPI do Senai Cietep serviu para que o aluno Wilson Leiki Umeda conseguisse uma vaga no mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A proposta de Umeda, criada em conjunto com Joel Souza Silva, é criar um sistema que contribui para a diminuição de não conformidades em obras de edificações, que, estima-se, chega a 25% por conta de comunicações desencontradas. O projeto, pensado inicialmente para a construção civil, pode ser aplicado também no chão de fábrica em outras áreas. A partir de agora, a proposta será abrigada pela incubadora de empresas da UTFPR.
Para o diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, que participou da solenidade, a graduação dos primeiros projetos do HPI mostra a importância do estímulo à inovação e ao empreendedorismo. “É importante deixar que as cabeças brilhantes trabalhem. A graduação desses projetos é apenas uma pequena amostra do que acontece quando isso é feito”, declarou.
Nesta quinta, outros sete novos projetos de alunos do Senai Cietep foram oficialmente hospedados no HPI e também receberão todo o apoio da instituição para que se viabilizem.
Parceria
clique para ampliar ![]() |
Durante a solenidade desta quinta, o Senai Paraná firmou uma parceria com a Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec). Ligada ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a Intec foi a primeira incubadora de empresas criada no Estado.
Segundo a gerente do programa Inova Senai Paraná, Sonia Parolin, o objetivo do acordo é possibilitar uma troca de informações e estrutura entre as duas instituições. “Queremos criar uma rede para facilitar a incubação e a pré-incubação em ambas as casas. Com a parceria, os projetos terão acesso a mais estrutura para seu desenvolvimento”, explica.
A parceria foi assinada por João Barreto Lopes e pelo gerente da Intec, Julio Cezar Felix. Nos próximos meses, o Senai pretende firmar acordos semelhantes com outras incubadoras do Paraná.
Inauguração
clique para ampliar ![]() |
Além da graduação dos projetos, a solenidade desta quinta marcou a inauguração da Oficina de Criação e Espaço do Design do Senai Cietep, que vai abrigar o HPI e servirá de local para reuniões e exposições, entre outras atividades. A primeira mostra aberta no espaço homenageia os alunos da unidade que conquistaram medalhas na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento deste ano.