A gerência de Fomento e Desenvolvimento da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), realiza na próxima terça-feira (1º), em Curitiba, a palestra BNDES Inovação no Paraná. Direcionada às empresas que planejam investir em inovação e no desenvolvimento ou melhoria de seus produtos e processos, a palestra esclarecerá sobre linhas de financiamento do banco à inovação.
Um dos programas mais interessantes para as empresas é o BNDES PSI – Inovação, que visa apoiar empresas no desenvolvimento de atividades inovativas, bem como apoiar projetos de inovação de natureza tecnológica que envolvam risco tecnológico e oportunidades de mercado, com taxas de juros reduzidas. Podem ser passíveis de financiamento, com o valor mínimo de R$ 1 milhão, projetos que busquem o desenvolvimento de produtos ou processos novos ou significativamente aprimorados, além de investimentos em capitais tangíveis, incluindo infraestrutura física. As taxas de juros são fixas a 3,5% ao ano.
Há ainda os programas BNDES Proengenharia, que financia a inovação nos setores de bens de capital, defesa, automotivo, aeronáutico, aeroespacial, nuclear e na cadeia de fornecedores das indústrias de petróleo e gás e naval; o Pró-aeronáutica, que apoia investimentos realizados por micro, pequenas e médias empresas integrantes da cadeia produtiva da indústria aeronáutica brasileira; o Profarma, que financia investimentos no complexo industrial da saúde; o Prosoft, voltado à indústria nacional de software e serviços de tecnologia da informação; e o PROTVD, que financia a implementação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.
O banco oferece ainda duas linhas de apoio financeiro voltadas à inovação: linha capital inovador, com foco nas empresas, e linha inovação tecnológica, com foco nos projetos de inovação que busquem o desenvolvimento de produtos ou processos novos ou significativamente novos.
A gerência de Fomento e Desenvolvimento da Fiep atua em parceria com instituições de crédito e desenvolvimento nacionais e internacionais, divulgando linhas e editais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), BNDES e outras instituições, promovendo a aproximação do empresariado de todos os portes, da capital e do interior, com os agentes financiadores. “Este trabalho já resultou em um crescimento expressivo no número de projetos de empresas paranaenses financiados por instituições de crédito”, diz o gerente de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Gustavo Fanaya.
Entre janeiro e abril de 2009, os desembolsos do BNDES para o Paraná somam R$ 1,54 bilhão, sendo que os desembolsos para micro, pequenas e médias empresas correspondem a 51% do total para o Estado.
A palestra acontece às 9 horas, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico), no auditório Caio Amaral Gruber. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
Empresas paranaenses interessadas em contratar o cartão BNDES e demais financiamentos oferecidos pelo BNDES podem procurar orientações no Posto de Informações Fiep/BNDES através do fone (41) 3271-9561 ou e-mail eduardo.kossovski@fiepr.org.br.