Polônia quer estreitar relações comerciais com o Paraná

Governador do estado de Wielkopolska e ministro da Economia polonês estiveram na Fiep nesta quarta-feira (26). Escritório de representação facilitará negociações

clique para ampliar A comitiva polonesa e o coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior da Fiep, Ardisson Akel (Foto: Rogério Theodorovy)

O governador e o vice-governador do estado de Wielkopolska, o mais industrializado da Polônia, estiveram na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) nesta quarta-feira (26), para estudar relações comerciais com o Paraná. A Polônia é um importante parceiro comercial do Paraná. Dados do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep mostram que o Paraná é o sexto estado brasileiro que mais exporta para a Polônia: em 2008, foram US$ 12,9 milhões. Já no ranking das importações, o Estado ocupa o segundo lugar no ranking, com US$ 97,9 milhões. Os principais produtos exportados são café, óleo de soja e paineis de madeira.

“A história de cooperação entre o Paraná e a Polônia é muito antiga. A maioria das famílias paranaenses tem algum vínculo com a Polônia. Isso nos deixa mais à vontade para aumentar os laços de amizade e estabelecer parcerias comerciais em diversas áreas”, afirmou o coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior da Fiep, Ardisson Naim Akel, que participou da reunião com a comitiva polonesa.

O governador Mark Wozniak destacou que o ano de 2010 marcará os 90 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Polônia. “É uma ótima oportunidade para estabelecermos parcerias com o Paraná”, disse. Além do governador, também participaram da visita o vice-governador Leszek Wojtasiak; o ministro da Economia, Adam Szejnfeld; e empresários dos setores alimentício, de tecnologia da informação e da saúde.

No mesmo dia, foi lançado em Curitiba o escritório de representação do estado de Wielkopolska no Sul do Brasil. O CIN da Fiep é um dos parceiros do escritório, que terá o papel de facilitar as relações comerciais bilaterais. “Esta região da Polônia tem forte tradição na área de tecnologia da informação, processamento de alimentos, energia elétrica e equipamentos para portos”, comentou o empresário Marcos Domakoski, um dos responsáveis pelo escritório.

A comitiva polonesa visitou ainda as instalações do Senai Cietep e demonstrou interesse pelo trabalho de qualificação profissional desenvolvido pelo Senai Paraná.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR