clique para ampliar ![]() |
Dois professores do Senai Cietep, de Curitiba, embarcaram nesta terça-feira (25) para o Canadá, onde trabalharão como avaliadores na 41ª edição da WorldSkills – o Torneio Internacional de Formação Profissional. David Alves Ferreira e Ezequiel Martins Vieira foram escolhidos pelo departamento nacional do Senai para avaliar o desempenho dos alunos que competirão em provas na área de construção civil.
Gilberto Baggio, coordenador da etapa paranaense da Olimpíada do Conhecimento, cuja fase nacional classifica alunos brasileiros para a WorldSkills, afirma que os técnicos do Senai Paraná foram escolhidos pelo departamento nacional do Senai por conta da experiência que têm nesse tipo de competição. “Eles já possuem participações anteriores na WorldSkills e também foram convidados por conta do desempenho apresentado em Olimpíadas do Conhecimento anteriores”, explica Baggio.
Além disso, pelo conhecimento que possuem da área e das provas aplicadas na competição, Ferreira e Vieira vinham auxiliando nos treinos dos alunos brasileiros que disputarão medalhas em construção civil na WorldSkills 2009. “Essa participação deles na WorldSkills é importante para o Senai Paraná, porque mostra o bom nível de nossos técnicos”, afirma Baggio.
Delegação brasileira
Este ano, o Brasil leva 24 competidores ao principal torneio de educação profissional do mundo, que será disputado na próxima semana, em Calgary, no Canadá. Vinte e dois deles são alunos do Senai de sete estados, que garantiram vaga na delegação brasileira após bons resultados na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, disputada no ano passado, em Curitiba. Completam a equipe dois alunos do Senac de dois estados. No total, cerca de 900 jovens de 50 países devem participar da 41ª edição da competição, disputando medalhas em 45 ocupações industriais.
Desde o início de sua participação, em 1983, o Brasil compete na WorldSkills com alunos do Senai. Do 12º lugar inicial, a equipe brasileira saltou para o segundo lugar em 2007, no Japão, quando ficou atrás apenas da Coréia do Sul e à frente de países com tradição em educação profissional, como Suíça e Japão.
Em 2009, o Senai Paraná não terá alunos competindo na WorldSkills. Mas os estudantes da instituição que venceram a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, disputada no mês passado em Londrina e Cascavel, já treinam forte para a disputa da fase nacional. Em março do próximo ano, no Rio de Janeiro, eles lutarão para ficar entre os melhores do Brasil e obter índices para disputar a WorldSkills 2011, prevista para acontecer em Londres, na Inglaterra.