clique para ampliar ![]() |
Encerrada a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, os alunos paranaenses classificados para a fase nacional da competição começam a intensificar os treinos para fazer bonito no Rio de Janeiro, em março de 2010. Mas para chegar à disputa com os melhores do país, alguns dos alunos do Senai Paraná ainda passarão por um simulado para avaliar seus desempenhos e saber se terão condições de lutar por medalhas no maior torneio de educação profissional da América Latina.
Para organizar os treinamentos, a diretoria regional do Senai Paraná enviou um comunicado às nove unidades que tiveram alunos medalhas de ouro nas duas fases da etapa estadual, disputadas no mês passado, em Londrina e Cascavel. O documento determina que, a partir de agora, todos os alunos que obtiveram índices para a etapa nacional em 35 ocupações industriais treinem no mínimo quatro horas por dia, sob acompanhamento de um técnico da respectiva unidade.
Cada uma das ocupações elaborou ainda um cronograma contendo datas e horários de treinamentos, além dos temas estudados. Desde já, esses estudantes passam a receber diariamente dois vales transporte e um auxílio alimentação para ajudar na preparação. As unidades que possuem alunos com índice para a etapa nacional são: Cietep e CIC – ambas de Curitiba -, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, CTM Maringá, Cianorte, Cascavel e Toledo.
Equipe forte
Durante o processo de treinamento, o desempenho dos alunos será constantemente avaliado pela diretoria regional do Senai. Para os classificados em treze ocupações industriais, será realizado em outubro um teste simulado que vai avaliar o nível de competitividade de cada um deles.
O objetivo desta prova é fazer com que sigam para a etapa nacional apenas os alunos que apresentarem boa evolução nos treinos. Como critério de avaliação, o Senai Paraná levará em conta não só o índice mínimo exigido para garantir vaga na competição nacional, mas também a nota mínima alcançada pelos terceiros colocados da Olimpíada do Conhecimento de 2008 em cada uma dessas ocupações. “Nossa ideia é levar uma equipe forte ao Rio de Janeiro, para termos uma boa representatividade na competição nacional”, explica o coordenador da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, Gilberto Baggio.
Ele acrescenta que, mesmo sem passar por esse simulado, os alunos das outras 22 ocupações também só irão para a etapa nacional se apresentarem bom rendimento durante os treinos. “Faremos um acompanhamento da preparação desses alunos e só seguirão os que apresentarem bom desempenho”, afirma Baggio.
Dessa forma, a equipe que vai representar o Paraná na etapa nacional só será confirmada no início de novembro. A partir daí, os alunos garantidos passarão a receber do Senai uma ajuda de custo mensal de R$ 400 até março do ano que vem, quando competirão no Rio de Janeiro em busca de medalhas e de índice para disputar o Torneio Internacional de Educação Profissional, o WorldSkills, previsto para acontecer em 2011, em Londres.