IEL Paraná completa 40 anos

Neste período, 100 mil estudantes foram encaminhados ao mercado de trabalho, 10 mil empresas foram atendidas e mais de 1,2 mil instituições de ensino do Estado firmaram parcerias

clique para ampliar Rodrigo Weber, superintendente do IEL/PR e Mário De Mari, criador do IEL no PR, comemoram os 40 anos da entidade (Foto: Rogério Theodorovy)

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Paraná, instituição do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), completou nesta sexta-feira, 21 de agosto, 40 anos. A data é marcada pela inserção de mais de 100 mil estudantes no mercado de trabalho. Os números são resultado de uma parceria com mais de 1,2 mil instituições de ensino do Estado, que colaborou com o atendimento das demandas de mais de 10 mil empresas e indústrias paranaenses.

 “O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho, e no meu caso não foi diferente. Minha primeira oportunidade foi em 1975, quando iniciei estágio numa grande empresa de Campo Largo, aos 22 anos. E isso foi muito importante para meu crescimento profissional. Com certeza, também devo ao IEL Paraná ser o profissional que sou hoje”, afirma Rubens Eduardo Nowicki, diretor superintendente da Companhia de Coqui Calcinado de Petróleo (Coquepar), vinculada à Petrobras, Unimetal e Brazil Energy, do Rio de Janeiro.

 De acordo com ele, o estágio é uma grande oportunidade para conhecer a área de atuação pretendida, daí a importância de entidades que atuam como integradoras entre empresas e instituições de ensino. “A oportunidade oferecida aos jovens de se adaptarem à realidade do cotidiano da profissão, por meio do estágio, é de extrema importância para todas as partes, empresas, alunos e até mesmo instituições de ensino, pois facilita o alinhamento dos ensinamentos da sala de aula com a prática”, diz Nowicki.

A estudante de Maringá, Carolina Pallaro dos Reis, compartilha da mesma opinião. Aos 21 anos, está em seu terceiro estágio. “Participar de programas de estágio como o do IEL, que nos dão a oportunidade de colocação no mercado do trabalho é fundamental para nosso desenvolvimento, pois muda completamente nossa vida profissional, nos faz crescer e enriquece muito o currículo. Faz toda diferença”, afirma a estudante de engenharia de produção. No ano passado, ela participou do Pragrama Bitec, que oferece bolsas para estudantes de nível superior e tecnológico desenvolverem projetos dentro de micro e pequenas empresas, sindicatos ou Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Os serviços prestados pelo IEL ao longo destes 40 anos também são bem vistos por grandes empresas do Brasil. “A Kraft Foods  Brasil e o IEL tem desenvolvido uma parceria de negócio que rende frutos para ambas, impactando positivamente o mercado de trabalho e a preparação dos futuros jovens profissionais”, afirma Liza Manocchio, gerente de Desenvolvimento Organizacional da empresa. Para ela, o IEL tem papel fundamental na atração e seleção de diversos talentos que se integrarão à Kraft Foods  por meio do Programa de Estágio, uma porta de entrada para carreiras de sucesso na organização.

“Criado para promover a integração entre o setor produtivo e a universidade, o IEL/PR oferece hoje, também, soluções voltadas à melhoria da competitividade da indústria paranaense e ao aperfeiçoamento da gestão empresarial”, explica Rodrigo Weber, superintendente do IEL Paraná, ressaltando que atualmente a entidade está focada em soluções de consultorias de gestão às indústrias por meio de estratégias que abordam desenvolvimento de talentos e estágio, desenvolvimento empresarial e gestão da inovação.

História – “Em 1969, um grupo de intelectuais e empresários se juntou para criar uma entidade que zelasse pela integração, desenvolvimento de relações culturais, intercâmbio, cooperação técnica e interação das atividades econômicas e sociais das empresas com as universidades. Assim, surgiu o IEL. Com o passar do tempo, a entidade evoluiu e estendeu seu leque de ações para o desenvolvimento empresarial e inovação”, conta Mário De Mari, ex-presidente da Fiep e fundador do IEL no Paraná. De acordo com ele a importância de cada Estado possuir um IEL regional deve-se às diferentes demandas. “Cada região tem suas dificuldades e anseios, daí a necessidade de ter um IEL em cada Estado e de cada Estado interiorizar suas unidades”, conclui, lembrando que, hoje, o IEL Paraná, conta com unidades em Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Maringá e Toledo.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR