Certificado de Origem Digital facilita na hora da exportação

A Fiep é a primeira entidade a emitir no Estado o Certificado de Origem Digital, implementado em parceria com a CNI

Exportadores paranaenses já sentem os benefícios de utilizar o Certificado de Origem Digital (COD). Disponível desde maio, o documento, indispensável na atividade exportadora, possibilita a certificação mais rapidamente que os processos regulares. No Paraná, uma das entidades que emite o Certificado de Origem é a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN).

O Certificado de Origem é um documento oficial que garante que um produto sujeito a exportação é originado de determinado País. É o documento pelo qual o exportador declara que a mercadoria a ser exportada cumpre as exigências estabelecidas pelos acordos de complementação econômica entre os países, assim como as normas de origem para cada acordo em questão.

A indústria de papelão Hörlle, de Campo Largo, utiliza o COD desde o início de julho e destaca a agilidade no processo como o principal diferencial. “No método convencional, precisávamos fazer todo o processo, enviar para a Fiep e aguardar a aprovação. Isso levava uns dois dias. Agora, todo o processo leva uns cinco munitos”, explica a responsável pela área de comércio exterior da empresa, Rita de Cássia Matias.

Rita ressalta, ainda, a facilidade em preencher o certificado. “Nossos dados já ficam cadastrados e o dos importadores também. Com uma busca rápida já conseguimos todos os dados necessários”, diz. A indústria exporta papelão para Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

A Fiep é a primeira entidade no Estado a emitir o Certificado de Origem Digital, implementado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para o exportador, a principal vantagem da nova modalidade é a agilidade na obtenção do documento. Com o novo sistema, o tempo médio de emissão do COD é de 10 minutos – no processo regular, a emissão se dava em cerca de dois dias. “O Certificado de Origem Digital é uma inovação oferecida pelo CIN às empresas paranaenses que auxilia o exportador neste momento de crise, diminuindo o tempo de espera e reduzindo custos”, diz a coordenadora do CIN, Janet Pacheco.

O CIN disponibiliza, em seu site, uma apostila com o passo a passo para a emissão do Certificado de Origem Digital. Além disso, o Centro Internacional de Negócios oferece treinamento, consultoria e apoio no cadastramento, sem custos para a empresa. “Essa é mais uma ação de apoio e incentivo que o CIN-PR disponibiliza aos empresários paranaenses interessados em exportar com agilidade e segurança”, afirma Janet.

Para fazer a emissão do Certificado de Origem Digital, o empresário exportador pode acessar o site do CIN ou entrar em contato pelo telefone (41) 3271-9112/9114.

Para esclarecer dúvidas sobre o Certificado de Origem Digital, o Centro Internacional de Negócios organiza dia 26 de agosto o lançamento oficial do Sistema COD. Estarão presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da CNI. Durante o encontro, que acontece a partir das 14 horas, no Cietep, em Curitiba, Maruska Aguiar, do MDIC, falará sobre “Panorama e perspectivas do comércio exterior brasileiro”; e o diretor de comércio exterior da CNI, José Frederico Álvares, apresentará as vantagens do Sistema de Certificação Digital. Informações sobre o encontro pelo telefone (41) 3271-9103, ou pelo e-mail ana.bertoglio@fiepr.org.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR