clique para ampliar ![]() |
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), maior entidade empresarial do Paraná, completa 65 anos nesta segunda-feira, 17 de agosto. Para comemorar a data, realiza uma solenidade onde homenageia os seus sindicatos fundadores e empresários. A solenidade será às 19h30, no auditório Mário De Mari, no Cietep, e terá a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro. O evento marca também a abertura do Congresso Paranaense da Indústria 2009, que acontece durante toda a terça-feira (18).
Serão homenageados os sindicatos da madeira, do mate, da indústria gráfica, de cacau e balas, da panificação, alfaiataria, metalúrgica e mecânica, de laticínios e couro. A Fiep e a CNI também homenageiam os empresários Ágide Meneguette, presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Oriovisto Guimarães, fundador e presidente do Grupo Positivo, e Pedrinho Furlan, do Conselho de Administração da Sadia.
Meneguette receberá da Fiep a Medalha de Honra ao Mérito, que homenageia empresários que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Já a CNI entregará ao professor Oriovisto e a Pedrinho Furlan a condecoração da Ordem do Mérito Industrial de 2008 e 2009, respectivamente. A Ordem do Mérito é concedida anualmente pela CNI a empresários de destaque de todo o Brasil.
As comemorações contarão ainda com uma exposição histórica dos sindicatos fundadores no átrio do Cietep, que contará um pouco da história de cada uma das entidades. Essa exposição percorrerá o Paraná, devendo ser montada em cada uma das cidades que contam com uma coordenadoria regional da Federação. Também na noite de 17 de agosto será lançado, em parceria com a operadora de telefonia Oi, o cartão telefônico comemorativo ao aniversário da entidade.