Indústria metalmecânica discute Rotas Estratégicas

Representantes do setor realizaram a primeira reunião para articular ações que possibilitem implantação de projeto de desenvolvimento proposto por levantamento do Sistema Fiep

clique para ampliar Novo encontro deve ocorrer dentro de dois meses (Foto: Rogério Theodorovy)

Representantes da indústria metalmecânica se reuniram nesta quarta-feira (12) no Cietep, em Curitiba, para discutir a articulação de propostas para o crescimento do setor no Paraná. A área foi uma das 12 apontadas como as mais promissoras para se desenvolverem no Estado segundo o projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, desenvolvido pelo Sistema Fiep.

Esta foi a primeira reunião de articulação realizada com representantes de um desses 12 setores para que se comecem a colocar em prática as ações previstas nas Rotas Estratégicas. “Em 2005, identificamos os setores mais promissores para o Estado e agora começamos a apontar caminhos para que se alcancem os objetivos traçados para o futuro”, explica Marília de Souza, coordenadora do Observatório Sesi/Senai/IEL, responsável pelo levantamento.

Para o setor metalmecânico, foram definidos quatro objetivos básicos que devem nortear seu desenvolvimento no Paraná até 2015. São eles: indústria metalmecânica inovadora em processos, produtos e serviços; criação de um pólo de competitividade metalmecânico; excelência em formação e gestão de RH para o setor; e referência em sustentabilidade na indústria metalmecânica. Além disso, foram identificadas as tecnologias-chave necessárias para o sucesso do setor.

No encontro desta quarta-feira, foi dado início à articulação de propostas para que se comecem a implantar as ações definidas nas Rotas Estratégicas. Além de profissionais de empresas do setor metalmecânico, participaram da reunião representantes da Fiep, Senai, Sesi, universidades públicas e da prefeitura de Curitiba.

Durante a reunião, os participantes assistiram a uma apresentação do diretor de Desenvolvimento de Negócios da Fiep, Sandro Vieira, que falou sobre as propostas geradas pelo Fórum Setorial Metalmecânico, realizado em junho. Além disso, o diretor de Inovação da Fiep, Ronald Dauscha, apresentou o Sistema de Inovação da Fiep, que também vai ajudar no desenvolvimento do setor. “O que queremos é garantir algumas ferramentas para que as empresas criem um ambiente de inovação”, resumiu Dauscha.

Nesta quarta, foram definidas algumas ações iniciais que buscam uma maior mobilização do setor metalmecânico em torno das Rotas Estratégicas. Uma delas é a criação de uma plataforma na internet que possibilite a interação dos diferentes atores envolvidos na implantação das estratégias de desenvolvimento.

Foi proposto ainda que, nos próximos encontros, sempre seja convidado um especialista para falar sobre alguma das tecnologias-chave definidas para a indústria metalmecânica. A próxima reunião do grupo deve acontecer dentro de dois meses, novamente em Curitiba. Posteriormente, os encontros devem acontecer também em outras regiões do Estado.

O diretor regional do Senai, João Barreto Lopes, que também participou da reunião, disse acreditar que as Rotas Estratégicas podem ajudar em muito o crescimento do setor. “Espero que esse trabalho se potencialize e se transforme em ações de desenvolvimento para todos nós”, afirmou.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR