A cada seis meses, a Rede de Participação Política, iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), promove o Nós Fizemos!, evento que comemora o resultado das ações realizadas no último semestre pelas comunidades que participam do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná. Os moradores compartilham experiências e resultados do que já foi feito para melhorar a qualidade de vida da comunidade e traçam novos rumos para os próximos meses de trabalho. A comunidade do Ney Braga e bairros vizinhos, em Maringá, vão celebrar o sucesso do projeto nesta terça-feira (11), às 19h30, na Associação Kairós (Rua Gralha Azul, 10 – Conjunto Sanenge), Maringá.
O “Nós Fizemos!” vai mostrar à comunidade da região as ações que foram agendadas no início da implantação do projeto e que já foram colocadas em prática pelos moradores. O resultado do projeto poderá ser conferido por empresários, representantes do poder público, parceiros e demais interessados em conhecer e estabelecer parcerias com as iniciativas lideradas pela própria população em prol do desenvolvimento local.
“Para a classe empresarial é muito válido ter a comunidade como parceira. A gente se empenha em participar dos movimentos sociais, incentivando as pessoas a participarem também, pois só assim elas vão crescer”, comenta Paulo Meneguetti, coordenador regional da Fiep em Maringá. “Quando o poder público se coloca à disposição, em parceria com a Fiep e outras entidades de classe que visam o bem comum, ele não pode ficar a beira do caminho, tem que estar junto”, complementa Valter Viana, secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá.
A união da comunidade em busca de um lugar melhor para viver é a base para o crescimento do projeto e são os próprios moradores que vão atrás do que realmente precisam. “A população manifesta o seu desejo, os seus sonhos, aquilo que querem para seus filhos, sua família; é aquilo que ela pretende realizar, não o que os outros querem para o bairro”, enfatiza Adelaide Colombari, chefe do Núcleo Regional de Educação de
Maringá.
Melhorias na iluminação e na segurança
Os moradores pediam mais segurança na região, tanto que a primeira ação programada foi uma ronda noturna periódica. “O 4º batalhão da polícia faz uma ronda ostensiva, as viaturas estão passando mais vezes e fazendo abordagem nos bares. O patrulhamento está mais efetivo”, conta Adriano Brenzan, comerciante, ressaltando que o problema, ainda, é o número reduzido de policiais. Unidos, os moradores conseguiram, também, que os postes de luz fossem rebaixados, dando uma melhor visibilidade às ruas do bairro. “Aqui é muito arborizado e os postes ficavam escondidos, deixando as ruas escuras e inseguras. Agora dá até para ver o final da rua e as pessoas podem transitar à noite”, lembra Adriano.
Local abandonado vira academia de ginástica
No espaço antes ocupado por jovens que consumiam bebidas alcoólicas e drogas durante a noite, atualmente está instalada uma Academia da Terceira Idade (ATI), local resgatado em parceria com a prefeitura de Maringá. De acordo com Nivaldo Agda, presidente da Associação de Moradores, em média, 300 a 400 pessoas frequentam a ATI – um espaço aberto com cerca de 15 aparelhos de ginástica. “A comunidade organizada pode fazer a parte dela. Além de construir e ter esse envolvimento com as autoridades, o importante é a conservação; manter o espaço”, comenta.
Cidadania
Mais de 400 alunos de escolas do Ney Braga tiveram palestras sobre cidadania fiscal nos últimos meses. A ação, também foi uma das sugestões listadas pela comunidade no projeto. A ideia, que ainda deve ser levada para mais escolas da região, é orientar os futuros eleitores sobre o processo político e tributário como, por exemplo, o funcionamento da Câmara de Vereadores, o papel dos políticos e sua influência na sociedade, além de dar informações sobre o sistema de cobrança de impostos, corrupção e desvios no setor. Os eventos, coordenados pelo voluntário Marcelo Henrique Galdioli, são realizados através de uma parceria feita entre a Rede de Participação Política e a Sociedade Eticamente Responsável (SER).
Capacitação
Adolescentes e trabalhadores do Ney Braga e região podem se capacitar para o mercado trabalho através da parceria feita com o SESI/SENAI Paraná. A ação, programada pelos moradores durante a implantação do projeto de desenvolvimento, já está sendo colocada em prática e 16 alunos participam desde o dia 21 de julho gratuitamente do curso de Auxiliar de Serviços Automotivos, através do projeto “Caminho da Profissão”. A capacitação, realizada no Senai (Rua Nelson Abrão, 80, na Zona Sul), tem uma duração de 160 horas. A empresa Polivel Veículos é parceira na ação e fornecerá kits básicos de ferramentas para os profissionais terem condições de atuar prontamente na área após a conclusão do treinamento.
No Paraná
O projeto já foi implantado em bairros nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Araucária e em toda cidade de Fazenda Rio Grande e Reserva do Iguaçu, totalizando 29 diferentes localidades e mais de 180 mil pessoas envolvidas.
Algumas ações planejadas durante os encontros já estão sendo executadas nas Vilas Santana e Barreto em Ponta Grossa, no Jardim Santos Andrade em Curitiba e na Vila Recreio em Londrina.
A metodologia pode ser aplicada em qualquer localidade onde haja mobilização e interesse dos moradores em utilizar o projeto para a busca da melhoria da qualidade de vida.
Mais detalhes em: www.redeempresarial.org.br
Serviço:
Nós Fizemos! Ney Braga
Data: 11/08/2009 (terça-feira)
Local: Associação Kairós. Rua Gralha Azul, 10. Conjunto Sanenge – Maringá.
Horário: 19h30