Obra de Eliot é o tema de Expedições pelo Mundo da Cultura

Programa que leva literatura universal a empresários e profissionais prevê abordar 100 obras, em cinco anos

clique para ampliar Conduzido pelo escritor e pesquisador José Monir Nasser, programa é maior do gênero no País (Foto: Gilson Abreu)

O poema “Terra Desolada”, de T.S. Eliot, é o tema do encontro “Expedições pelo Mundo da Cultura”, que acontece neste sábado, na sede do Sesi-Paraná, em Curitiba.

O fascínio pela literatura, pelo mundo e personagens criadas por Shakespeare, Goethe, Joyce, Dostoievski, Cervantes e muitos outros autores universais, é o ponto comum entre os assíduos participantes do programa, que é promovido pelo Sesi em Curitiba, Londrina, Paranavaí e Toledo.

 Os próximos eventos acontecem em Toledo (dia 04 de agosto) sobre “Apologia de Sócrates”, de Platão; em Londrina (dia 06 de agosto), sobre “Don Juan”, de Molière, e Paranavaí (dia 07 de agosto), sobre “Otelo”, de Shakespeare.

Em encontros de no mínimo quatro horas, moderados pelo escritor José Monir Nasser, empresários, profissionais de indústrias, engenheiros, arquitetos, médicos, professores e estudantes se debruçam em obras como “O Coração das Trevas”, de Conrad; “O Vermelho e o Negro”, de Stendhal; “Apologia de Sócrates”; “A Divina Comédia”, de Dante Alighiere.

“É mais que um programa de aprimoramento pessoal. É um estímulo à reflexão sobre a existência, de efeito até mesmo terapêutico”, diz o engenheiro Rubens Cieslak, analista de Recursos Humanos da Volvo, de Curitiba. Para o empresário Antônio Gonçalves, proprietário da Tooling Equipamentos Óticos, e vice-presidente da Fiep em Paranavaí, o programa tem sido uma experiência transformadora. “Não faltamos a nenhum”, diz ele, que participa com a esposa, Maria Inês, também empresária, e os filhos Leopoldo e Felícia. 

“O contato com valores universais, com a essência da natureza humana nos leva a refletir sobre a própria vida, o que amplia nossa capacidade de compreensão, influenciando no relacionamento com a família, os amigos, os funcionários”, afirma Gonçalves.

 Programa abrange 100 obras: maior do gênero no País

clique para ampliar Em Paranavaí o programa é um sucesso, assim como em Londrina, Curitiba e Toledo (Foto: Divulgação)

O programa “Expedições pelo Mundo da Cultura” é o maior do gênero no País. Iniciado em 2006, em Curitiba, e levado ao interior no ano seguinte, o programa prevê leitura orientada e interpretação de 100 obras literárias, em cinco anos. Na capital, já foram trabalhadas mais de 60 obras. Já ultrapassa a 2.500 o número de comparecimentos nos encontros, desde o início do programa.

Em encontros quinzenais, em Curitiba, e mensais, no interior, o mediador José Monir Nasser aborda a vida e o tempo do autor, seguindo a leitura orientada e a interpretação da obra. “É um programa de cultura, não de literatura. O que nos interessa é o conteúdo, a essência da obra”, explica Monir Nasser.

Participante assídua, desde o primeiro encontro, em 2006, Constanze Zalyen, ressalta como diferencial do programa a sequência lógica das obras. “Essa cognição nos permite aprofundar o conhecimento das possibilidades humanas apresentadas através das personagens”, diz Constanze. Durante 32 anos ela trabalhou com estatística e análise de sistemas. “Atuei sempre em área técnica. Hoje percebo a dimensão da área de humanas, o quanto é importante para o amadurecimento e para o relacionamento entre as pessoas”, afirma.

Percepção semelhante a da engenheira civil Leoni Lúcia Dal-Prá, de Paranavaí, que participa dos encontros junto com o filho, Mateus, de 17 anos. “É o programa mais importante que chegou por aqui. A possibilidade de crescimento pessoal é incrível”, diz ela. “Percebo que, graças a esse contato com a literatura, o Mateus é hoje um jovem que se diferencia”, afirma Leoni. Neste ano, Mateus passou a participar dos encontros em Curitiba, onde estuda. “Agendo as visitas ao meu filho de forma a coincidir com as datas dos encontros, para que possamos viver juntos esse tempo, que para mim é puro investimento pessoal.” 

 

 

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR