Medalhista de 1996 visita a competição

Formado pelo Senai-PR, Reginaldo de Oliveira conquistou o ouro na modalidade de Ajustagem. Ele e a família visitaram a competição, assim como centenas de jovens do Colégio Sesi e escolas de Londrina

clique para ampliar Família visita a competição (Foto: Gilson Abreu)

Os alunos do Senai Paraná que participam nesta semana da Olimpíada do Conhecimento, em Londrina, receberam na noite de terça-feira (30) a visita de Reginaldo Rodrigues de Oliveira, da esposa, Giovana, e dos filhos Raul e Ruan. A família se juntou às centenas de jovens do Colégio Sesi e de escolas públicas de Londrina, que chegam à unidade local do Senai para acompanhar de perto as provas dos alunos, que lutam por medalhas em 19 modalidades industriais.

Os estudantes foram conhecer a competição. Reginaldo quis matar a saudade. Torneiro mecânico formado pelo Senai Paraná, ele foi medalha de Ouro na Olimpíada do Conhecimento de 1996, na modalidade de Ajustagem. Hoje é profissional da Trimoldi Ferramentaria, de Londrina.

 “Para mim o Senai foi tudo. Era um rapaz quando entrei na entidade. Hoje tenho minha profissão, que é o sustento da minha família”, contou. O namoro com Giovana começou no tempo de estudante. “Nos casamos depois que ele se formou’, contou ela. Raul, de nove anos, e Ruan, de sete, irão para o Senai na idade certa. “A área, eles é que vão escolher”, disse Reginaldo.

clique para ampliar Estudante visita a competição (Foto: Gilson Abreu)

Trajetória parecida começa a trilhar a jovem Natália Vasques, de 16 anos, que visitou a Olimpíada junto com sua turma da Escola Estadual Newton Guimarães. Faz o ensino médio à noite. No período da manhã é aluna do Senai-PR, no curso de Modelagem Industrial. “É muito legal”, disse ela, que se emocionou ao ver os colegas na luta por medalhas. “Pretendo passar por essa experiência, que faz a diferença na vida profissional”, afirmou Natália.

Também alunos da Escola Newton Guimarães, os amigos Caique dos Santos e Ramon Santiago, de 17 anos, e Matheus Mendes, de 18 anos, dedicaram um bom tempo para acompanhar o trabalho dos competidores em Robótica Didática e Mecânica Automobilística. “São áreas muito interessantes. Gostaria de seguir profissões como essas”, disse Matheus.

A motivação pelo estudo que desperta nos jovens é justamente um dos aspectos mais ressaltados da Olimpíada do Conhecimento, que é a maior competição do ensino profissional da América Latina. Por isso, cerca de 3 mil estudantes de ensino médio e de escolas do Senai de todo o Paraná participam durante a semana de visitas orientadas ao evento de Londrina. Centenas de outras turmas estarão em Cascavel, na última semana de julho, onde acontecerá a segunda etapa da Olimpíada do Conhecimento 2009, no Paraná.

clique para ampliar Competição recebe visitantes (Foto: Gilson Abreu)

Além de estudantes, a competição de Londrina recebe empresários e profissionais das indústrias, dirigentes de sindicatos empresariais, professores e comunidade em geral. A previsão é receber um total de 6 mil pessoas até sexta-feira, quando serão conhecidos os medalhistas.

O diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, lembra que, para ganhar medalhas, os competidores precisam dominar habilidades técnicas da profissão, conhecer as novas tecnologias e ter as qualidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho. “Nas provas, os alunos são desafiados a interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. O aluno que obtiver a maior pontuação sai vitorioso”, explicou o diretor. De acordo com dados do Senai Nacional, 90% dos egressos do Senai Paraná estão empregados no momento em que se formam.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR