Fiep reúne prefeitos da RMC para debater desenvolvimento local

Proposta é integrar empresários e prefeituras para criar uma agenda comum

clique para ampliar Rocha Loures discute desenvolvimento local com prefeitos (Foto: Rogério Theodorovy)

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, reuniu os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba num café na manhã nesta quarta-feira (1º), no Cietep. Em pauta, a parceria entre o setor produtivo e as prefeituras para buscar o desenvolvimento sustentável dos municípios. Rocha Loures disse que a união suprapartidária dos prefeitos e dos empresários deve representar mais poder de força e negociação junto às bancadas estaduais e federais e junto aos demais governos.

Os prefeitos não podem oferecer tudo o que os empresários precisam, mas com uma agenda de interesses comuns é mais fácil buscar apoio, destacou o presidente da Fiep. Rocha Loures disse que a Fiep pode contribuir com as prefeituras orientando sobre a atração de investimentos. Segundo ele, esta integração pode transformar a Região Metropolitana de Curitiba em exemplo de qualidade de vida, competência tecnológica e cultural, altíssima produtividade e com as melhores soluções em saúde, educação, transporte e segurança. Ele também colocou a estrutura do Sistema Fiep à disposição dos prefeitos. “Temos o Sesi e o Senai que podem contribuir muito com os diversos programas que têm na área de qualificação de mão de obra, educação e saúde”, destacou.  

Desenvolvimento metropolitano – Cerca de 40 pessoas participaram do encontro representando 18 municípios. Foi consenso a importância e a necessidade da união e integração com o setor empresarial e também da integração da região metropolitana. “Não podemos só pensar em nossos municípios de forma isolada. A solução dos problemas passa pela administração que leve em conta a região metropolitana como um todo”,  disse o prefeito de São Jose dos Pinhais, Ivan Rodrigues.

O prefeito de Campo Largo, Edson Basso, que também preside a Assomec (Associação dos Prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba) citou o sistema viário, e a questão da água e do lixo como grandes desafios a serem vencidos e também destacou a importância da integração.

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Juraci Barbosa Sobrinho, representou o prefeito Beto Richa na reunião e informou que a equipe da prefeitura de Curitiba já está planejando a Curitiba de 2030 com esta visão metropolitana. 

Rocha Loures explicou ainda que a interação com os municípios é fundamental para alavancar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Sistema Fiep já trabalha estas metas por meio do Movimento Nós Podemos Paraná, com o qual está buscando antecipar o alcance dos objetivos para 2010, enquanto o prazo definido pelas Nações Unidas é 2015.

Vamos realizar uma blitz nos próximos meses para fazer com que os resultados aconteçam, disse Rocha Loures. Segundo ele, duas das oito metas estão mais difíceis de serem alcançadas – redução da mortalidade materna e a questão do meio ambiente. Cada prefeito recebeu um relatório com os indicadores sociais, econômicos e ambientais de seus municípios, produzido pelo Orbis (Observatório de Indicadores).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR