clique para ampliar ![]() |
Empresários e dirigentes sindicais dos setores industriais de alimentos de origem animal (carnes, aves, suínos e laticínios) estiveram reunidos na última sexta-feira (19), em Curitiba, durante o Fórum Setorial da cadeia promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), no Cietep. O principal resultado do encontro foi a definição de uma aproximação entre o setor industrial e o Ministério da Agricultura para resolver questões ligadas à rotulagem de alimentos e desburocratização de processos.
Leia aqui a reportagem sobre o Fórum Setorial da Cadeia do Trigo.
Durante o Fórum, os participantes assistiram a uma palestra do assessor especial do Ministério da Agricultura Newton Pohl Ribas, ex-secretário da Agricultura do Paraná. Ribas falou aos participantes sobre as prioridades do ministro Reinhold Stephanes para o setor: defesa sanitária animal e vegetal, rastreabilidade, reabertura do mercado europeu para a carne brasileira, combate à fraude nos alimentos, apoio a laboratórios de referência e a expansão do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite (PNQL).
“A visão do Ministério sobre o setor de alimentos de origem animal no Paraná é muito objetiva: é preciso melhorar os processos de qualidade de seus produtos, consolidar o mercado interno e buscar a abertura de novos mercados no exterior”, afirmou Ribas. Durante sua palestra, o assessor do Ministério também abordou a reforma do Código Florestal, defendida pelo governo federal: “Estamos com uma proposta muito objetiva, conservadora, de reformar o Código Florestal em sete ítens para que se minimizem os efeitos das penalidades ambientais que começam a ter validade a partir do dia 12 de dezembro”, disse.
Após a palestra, os participantes do Fórum e o assessor do Ministério participaram de um debate sobre a atual situação do setor e as ações necessárias para alavancar os negócios no atual momento de crise. Da discussão surgiu a oportunidade do encontro entre os empresários e o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Inácio Kroetz. No encontro, os participantes redigiram uma carta com ítens a serem debatidos entre a indústria e o ministério.
A Fiep promove os Fóruns Setoriais com representantes de 16 setores da indústria paranaense para debater a atual situação dos setores e as melhores estratégias para atravessar o momento de crise. Nesta semana, serão realizados os fóruns dos setores de Construção Civil e Mineração (quarta-feira, 24) e Metalmecânico (quinta, 25). Os encontros acontecem até o final de julho.