Discussão sobre Objetivos do Milênio envolve estudantes do Ensino Médio

Colégio Sesi, escolas estaduais e particulares de União da Vitória realizaram nesta segunda-feira (22) um primeiro encontro para verificar qual o entendimento dos jovens acerca dos Objetivos do Milênio

A partir do próximo ano, os Círculos de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná envolverão estudantes de Ensino Médio de todo o Estado. O pontapé inicial foi dado nesta segunda-feira (22), em União da Vitória, com a realização de um encontro piloto envolvendo alunos do Colégio Sesi, de escolas estaduais e particulares do município.

“Sempre trabalhamos com representantes de todos os setores da sociedade, mas essa é a primeira vez que reunimos jovens de 14 a 17 anos para discutir os Objetivos do Milênio”, explica a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago. O Círculo de Diálogo é uma das atividades do Movimento. Articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Movimento trabalha desde 2006 para que o Estado antecipe o alcance dos ODM para 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU.  Até agora, o Movimento envolveu mais de 15 mil pessoas, em cerca de 250 municípios do Estado.

Na avaliação da diretora do Colégio Sesi de União da Vitória, Rosangela Maria Padilha Schmitt, os resultados superaram as expectativas. “Os alunos participaram com ótimas sugestões, todos dispostos a ajudar. Já desenvolvemos projetos voluntários na escola, mas esperamos que, a partir dessa iniciativa, mais jovens queiram contribuir com o desenvolvimento de um mundo sustentável”, disse, destacando que a iniciativa de envolver os jovens nas discussões deve ser difundida para outras unidades do Colégio Sesi.

“Esta é a primeira vez que reunimos alunos de diferentes colégios em uma mesma atividade”, afirmou a professora do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Maria Genoveva Bordignon Esteves. Os jovens, segundo a professora, são muito críticos e discussões como essas incentivam a prática da cidadania e a busca de soluções. “É muito fácil você falar que está ruim e apontar defeitos. Nosso grande desafio é formar jovens que tenham, além da visão crítica, iniciativa e vontade de buscar soluções.”

Para Elivelton Luis de Melo, de 16 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José de Anchieta, encontros com jovens podem trazer excelentes resultados. “É uma ideia renovadora. Sempre acompanhamos reuniões com representantes de governos, entidades, mas nunca nos sentimos participantes. O jovem tem muitas ideias e quer colocá-las em prática”, disse.

Já o estudante do 1º ano do Colégio Sesi, Luis Felipe Macondes da Silva, de 15 anos, pensa nos resultados em longo prazo. “É muito importante termos esse conhecimento básico sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Se não começarmos a agir agora, o que vamos deixar o que para nossos filhos, e netos? É preciso começar uma mudança de atitude já”, destacou.

Universitários – No mesmo dia, estudantes da Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu, em União da Vitória (Uniguaçu) participaram das discussões. “É uma forma de nos envolvermos mais com a comunidade e tornar conhecidos nossos projetos, a maioria deles, na área as saúde”, afirmou a coordenadora pedagógica da instituição, Marta Borges Maia, destacando que os estudantes que se envolvem com trabalho voluntário crescem academicamente e profissionalmente, uma vez que têm conhecimento da realidade social.

Durante o encontro, os estudantes sugeriram idéias para melhorar a situação dos Objetivos do Milênio na região. A próxima etapa é a execução dos projetos. Os alunos e professores que desenvolverem e aplicarem os trabalhos poderão receber certificação da United Nations Volunteers Programme (UNV), programa de voluntários da Organização Nações Unidas – ONU. Os projetos ainda passarão por uma avaliação para serem apresentados no 2º. Congresso Nós Podemos Paraná, em outubro, em Curitiba.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR