Cada vez mais as comunidades londrinenses dão mostras de que estão interessadas em melhorar a qualidade de vida e participar diretamente no processo de desenvolvimento de suas localidades. Um encontro realizado, nesta quinta-feira (4), no Colégio Estadual João Sampaio, definiu a Vila Yara como o quinto bairro na cidade a participar do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, lançado pela Rede de Participação Política – iniciativa propositiva e apartidária criada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (FACIAP). Representantes de outras comunidades interessadas em conhecer a proposta também participaram do encontro. Em Londrina, Vila Recreio, Heimtal e os Jardins Felicidade e Maringá já aplicam a metodologia.
A implantação do projeto de desenvolvimento local na Vila Yara começará com a realização do Seminário Visão de Futuro no dia 29 de junho, às 19 horas, com local ainda a ser definido. Nesta fase inicial, a comunidade interna é quem participa intensamente, assumindo as rédeas do processo. Durante o seminário, os moradores irão sonhar com o bairro ideal para viver em um período máximo de dez anos, listando todos os desejos e anseios. Os próximos passos serão definidos a partir desta prospecção dos sonhos seguindo uma metodologia desenvolvida para o projeto e, mais adiante, realizam o chamado pacto pelo desenvolvimento local.
Para o pacto serão convidados representantes de órgãos públicos e privados e todos os interessados para que, de um modo geral, a sociedade seja informada da existência do projeto e participe, eventualmente, de ações planejadas que necessitem de sua colaboração. “Se nós não fizermos, o futuro que vai chegar não vai ser aquele que nós queremos. Mais importante que os recursos financeiros são os recursos sociais. É o nosso capital social. É a capacidade que nós temos de nos entender, liderar um tipo de ação positiva a partir da cooperação de todos nós. Esse é o combustível principal do desenvolvimento local, aonde a comunidade coopera há desenvolvimento, aonde ela não coopera, não há”, salienta o, professor, analista político e consultor da Rede, Augusto de Franco.
Nesta semana os moradores do Jardim Maringá e Heimtal também se reuniram para elaborar uma agenda positiva de ações que deve ser executada no decorrer do ano. A população do Heimtal, por exemplo, elencou como prioridade a construção de um barracão paroquial para o bairro. O próximo evento nestas duas localidades será a celebração do pacto local.
Outros detalhes com Gislane Syllos pelo telefone (43) 3379-5200/5224 ou e-mail: gislane.syllos@sesipr.org.br