A empresária Carmem Donaduzzi, proprietária e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Prati Donaduzzi, empresa farmacêutica de Toledo, apresentou nesta sexta-feira (05), na Arena Social Sesi, seu case de sucesso com o Programa Antena ABG, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que insere mestres e doutores nas empresas do Estado. O programa é fruto da parceria do IEL e Senai, com a Associação Bernard Gregory (ABG), da França, que há mais de 25 anos atua na aproximação e inserção de doutores nas empresas.
A parceria concedeu ao IEL e ao Senai o direito de representar a ABG no Brasil. “Em um ano e meio já temos nove mestres e doutores inseridos na nossa empresa, por meio da Antena ABG”, contou Carmem. “Os mestres e doutores representam a inovação, precisamos deles e vamos contratar mais com certeza, pois sem eles não alcançamos nosso objetivo, que é fabricar produtos de qualidade para serem usados por seres humanos, não são simplesmente remédios”, destacou a empresária.
Instalada dentro do Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH), a Ana Arena Social Sesi apresentou e projetos das empresas e do Sistema Fiep que contribuam para o alcance dos Objetivos do Milênio. Durante os três dias do Congresso, encerrado sexta-feira, foram apresentados neste espaço 30 projetos do Sesi, do Senai, do IEL e da Unindus. Além disso, houve 40 apresentações de cases de empresas, palestras e encontros com temas relacionados aos ODMs.
Na sua apresentação, Carmem Donaduzzi afirmou que a parceria para o Programa Antena ABG contribui com a meta 8 dos ODMs – todo mundo contribuindo pelo desenvolvimento. “O desenvolvimento é fruto da inovação. Por isso, é preciso investir em profissionais que tragam com si conhecimento e novas idéias”, afirmou. “O Programa Antena ABG tem por objetivo acelerar a incorporação do processo de inovação pelas indústrias para aumentar diferencial produtivo e a competitividade do setor produtivo brasileiro, contribuindo com o desenvolvimento”, afirmou Ieda Tacla, coordenado do Programa.
Miniempresas – Outro case apresentado ao público na Arena Social Sesi foi a do programa Miniempresas, desenvolvido pela Junior Achievement Paraná – organização que atua para despertar o espírito empreendedor nos jovens. O programa, segundo o diretor executivo da Junior Achievement Paraná, Fabrício Cardoso Campos, atua junto a estudantes de ensino médio, de escolas públicas e particulares. Pelo programa, os jovens são estimulados a criarem empresas dentro das escolas, vivenciando todas as etapas do empreendimento, desde a implantação até contratação de trabalhadores, gestão, pagamento de tributos e comercialização de produtos.
Fabricio Campos explicou que o programa tem foco na sustentabilidade, considerando muito a parte ecológica, o meio ambiente, o desenvolvimento empreendedor e em equipe, colaborando com as metas número 2, de Educação Básica), a (qualidade de vikda e respeito ao meio ambiente) e a 8 (todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento).
“Os alunos são acompanhados por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Durante o Miniempresa são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um miniempresário”, disse ele.
Jovens em Ação – A piscóloga do Instituto Robert Bosch, Eliane da Silva, apresentou o Projeto Jovens em Ação, ofertado pelo Sesi e Senai Paraná. ressaltando a colaboração com as metas 2 e 8. O programa visa a formação integrada com o mundo do trabalho. “O objetivo principal é a educação, com foco na profissionalização dos apolescentes, conscientização, incentivo a cultura, preparação e orientação para o mundo dos negócios, entre outros”, disse Eliane.
Com duração de três anos, o projeto envolve o ensino regular, ofertado pelo Sesi, e a partir do segundo ano o ensino técnico, do Senai. “O projeto é dividido em três etapas, aprender a ser e a conviver, a conhecer e a fazer”, explicou. Além do Projeto Jovens em Ação, o Instituto possui outros 18 projetos sociais.