clique para ampliar ![]() |
As indústrias paranaenses poderão oferecer aos seus trabalhadores um inovador e abrangente programa de promoção da saúde e estímulo à vida saudável, desenvolvido pelo Sesi Paraná. Trata-se do “Lazer Ativo”, que abrange atividade física e ações de orientação para alimentação saudável, comportamento preventivo, gerenciamento do estresse e relacionamento saudável.
Criado pelo Sesi Nacional, o programa já está em etapa inicial de implantação no Paraná. Para estruturar a disseminação para empresas de todo o Estado, a entidade promoveu quinta e sexta-feira (23 e 24) uma capacitação de mais de 50 profissionais de Educação Física, que atuam na área de Esporte e Lazer da entidade. “A capacitação e atualização dos profissionais é essencial para uma atuação mais arrojada”, disse o diretor-superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares.
Ele lembrou que nos últimos anos a entidade ampliou e modernizou a estrutura de Esporte e Lazer para fortalecer o atendimento às indústrias nesta área, considerada fundamental para ampliar a qualidade de vida dos trabalhadores, melhorar o ambiente de trabalho, reduzir custos das empresas com saúde e ampliar os níveis de produtividade e de competitividade. “De 2004 para cá, aumentamos de 34 para 150 o número de profissionais que prestam esse atendimento às indústrias com programas de Esporte e Lazer. Foi criada uma coordenação específica para esta área”, afirmou Fares.
Saúde e estilo de vida – Segundo Georgia Antony, coordenadora do “Lazer Ativo” do Sesi Nacional, o conceito do programa é norteador para ações do Sesi. “É um Programa de promoção de estilos de vida ativos e saudáveis e hábitos de lazer para os trabalhadores da indústria, através de uma metodologia de gestão”, disse Geórgia, que veio a Curitiba participar da capacitação dos profissionais do Sesi Paraná.
Segundo ela, o objetivo é aumentar os níveis de atividades físicas dos trabalhadores, do conhecimento sobre estilos de vida saudáveis, do interesse em relação à própria saúde e aos fatores que a afetam e também promover a adoção de outras condutas convergentes com um estilo de vida saudável.
Segundo Georgia, o lazer diminui custos nas empresas. “É comum empresas que não estimulam o lazer de seus funcionários enfrentarem o problema conhecido como presenteísmo”, disse ela. O termo define o trabalhador que está presente na empresa, porém não produz o quanto poderia, devido a desânimo ou até mesmo problemas relacionados ao estilo de vida, como estresse, obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. “Calcula-se que 75% dos custos do que deixa de ser produzido numa empresa que não estimula o lazer está relacionado diretamente com o presenteísmo. Quanto maior o investimento em lazer, maior o retorno produtivo”.
A coordenadora de Esporte e Lazer do Sesi Paraná, Débora de Lara, lembra que o Programa Lazer Ativo faz parte da vertente de atuação “Indústria Saudável”, que reúne programas do Sesi para apoiar as empresas nas ações para promover a saúde, prevenir doenças e acidentes de trabalho. Empresas interessadas em conhecer os programas oferecidos pelo Sesi Paraná podem obter mais informações no site http://www.sesipr.org.br.