Moradores do Campo Comprido participam de diálogo sobre o uso de drogas

Projeto da Rede de Participação Política do Sistema Fiep, em parceria com a prefeitura, busca o desenvolvimento local da região

clique para ampliar Sistema FIEP (Foto: Bernardo Wolff)

A comunidade do Jardim Santos Andrade, no bairro Campo Comprido, em Curitiba, participou, nesta quinta-feira (16), de um bate-papo sobre as consequências do consumo de drogas.  A conversa, coordenada pela assistente social do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Caps) Centro Vida da Prefeitura de Curitiba, Wanderli Machado, foi a primeira ação colocada em prática pelo Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, proposto pela Rede de Participação Política do Empresariado – iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O projeto propõe a valorização de iniciativas voluntárias dos próprios cidadãos. A comunidade identificou e levantou as necessidades, bem como os ativos da localidade que podiam ser valorizados. A ideia da palestra sobre o uso de drogas partiu dos moradores que estavam preocupados com a falta de informação dos adolescentes da região.

“É uma comunidade vulnerável. Moram numa área de fragilidade ambiental. São problemas que vêm do espaço em que elas vivem”, explica Glícia Noronha, enfermeira do Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e participante do projeto de desenvolvimento local.

Uma sala da Escola Municipal Jardim Santos Andrade ficou lotada de adolescentes, pais e professores do bairro que receberam informações sobre conceitos de drogas, tipos de usuários, problemas e consequências do consumo e tratamento.

“A criança aprende o que vive. Não adianta a família e os pais terem um discurso moralista, mas fazerem o uso. As pessoas têm medo do tratamento”, lembra Wanderli, assistente social que conduziu a exposição dialogada.

Ajuda – O Caps Centro Vida dá assistência a crianças e adolescentes que apresentam uso prejudicial de álcool e outras drogas. O tratamento é realizado através de atendimentos individuais, coletivos e oficinas terapêuticas. O agendamento para consultas pode ser feito via Unidade Básica de Saúde por familiares e pelo próprio adolescente pelo telefone (41) 3340-2181 das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira. O Centro fica na rua Coronel Hoche Pedra Pires, 475, na Vila Izabel.

Desenvolvimento local – Em todo o Estado, o Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná está em andamento em 23 bairros, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá e Londrina – municípios onde atuam os núcleos de articulação da Rede de Participação Política. Outras informações estão no site www.redeempresarial.org.br ou no http://redeempresarial.ning.com.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR