clique para ampliar ![]() |
Os funcionários da área de manufatura da fábrica de Curitiba da Pepsico – empresa detentora das marcas Elma Chips, Toddy, Toddynho, Quaker, Coqueiro e Lucky – reiniciaram nesta semana a prática de ginástica, dentro do próprio local de trabalho. Três vezes por semana, os funcionários de todos os turnos param por alguns minutos para movimentar o corpo e fazer alongamentos.
Cerca de 500 trabalhadores, diretos e terceiros, participam da atividade, que é ofertada pela empresa por meio do Sesi Paraná. A retomada da ginástica para os colaboradores da área de produção é um marco positivo na empresa. Presente em Curitiba há 17 anos, a fábrica sofreu em dezembro de 2007 um incêndio de altas proporções, que destruiu toda a linha fabril.
A nova estrutura foi inaugurada no último dia 26 de março, com a presença do prefeito de Curitiba, Beto Richa. No período de reconstrução, a ginástica continuou sendo ofertada para o pessoal das demais. Segundo a empresa, o programa traz inúmeros benefícios, pois minimiza efeitos da repetitividade e revigora corpo e mente, com reflexo na melhoria do ambiente de trabalho.
Os funcionários da Pepsico estão entre os 76.700 trabalhadores beneficiados por ações de atividade física, lazer e esportes oferecidos pelas indústrias, por meio do Sesi Paraná. A redução nos casos de afastamentos por doenças é um dos principais resultados destas ações, que têm também impacto na melhoria do ambiente, contribuindo para a elevação da produtividade nas empresas.
Nos últimos anos, o Sesi Paraná não só ampliou os programas destas áreas, como também passou a enfatizar a promoção de um estilo de vida mais ativo e criação de hábitos saudáveis entre os trabalhadores, através de ações educativas. Uma iniciativa é o programa Lazer Ativo, que envolve desde estímulo à atividade física e alimentação saudável, até questões de relacionamento, comportamento preventivo e gerenciamento de estresse.