Senai Paraná qualifica moradores da vila das Torres

Doze mulheres e um homem concluem em abril o curso Operador de Máquina de Costura Industrial, na unidade do Senai Cietep, em Curitiba

A rotina de Neusa Gonçalves Belo, dona de casa e moradora da Vila das Torres, em Curitiba, não é mais a mesma. Segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde, ela deixa os serviços domésticos e vai para a sala de aula. Neusa é uma dos 13 moradores da Vila das Torres que participam do curso Operador de Máquina de Costura Industrial, ofertado pelo Senai Paraná.

“Nunca tive a oportunidade de fazer um curso de costura. Todos são muito caros”, afirma a aluna, empolgada com o conteúdo das aulas. “É muito legal conhecer e aprender a mexer em máquinas tão diferentes. Muitas delas, eu nem conhecia”, ressalta Neusa.

O curso vai até abril e objetiva qualificar mulheres que fazem parte do Projeto Sinergia, desenvolvido em parceria com o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

As costureiras participantes do Projeto Sinergia reciclam banners e outros materiais para confeccionar bolsas e acessórios. “A capacitação era um sonho antigo e abrirá muitas oportunidades de trabalho. Estamos preparando as costureiras não só para trabalhar no Projeto Sinergia, mas também para o mercado”, diz a presidente do Clube de Mães União Vila das Torres, Irenilda Arruda.

Miguel Igino Valentini, coordenador técnico de negócios do Senai Cietep, em Curitiba, explica que o curso surgiu do trabalho desenvolvido pelo Conselho de Cidadania com as costureiras. “Foi detectada a necessidade de uma qualificação com um conhecimento mais específico, que motivasse as costureiras a buscar novas oportunidades no mercado”, afirma Valentini.
Feliciano da Silva é o único homem participante. “Para mim, tudo é novidade. Tem sido uma experiência muito boa, pois acredito que com os conhecimentos poderei trabalhar e ajudar na renda familiar”, diz.

O curso abrange aulas teóricas e práticas. São abordados temas como gestão, saúde e segurança do trabalho, cidadania, organização, produção e qualidade, novas tecnologias e o uso de diferentes máquinas de costura.

Com duração de 160 horas, o curso acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde, na unidade do Senai Cietep. Ao final do curso, as costureiras receberão certificado do Senai.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR