Rocha Loures pede a parlamentares atenção à recuperação do crédito

Durante abertura da Movelpar ? Feira de Móveis do Paraná, em Arapongas, presidente da Fiep defende mudanças na política monetária como medida de apoio à indústria

Arapongas – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, voltou a defender medidas que ampliem o acesso ao crédito pelas indústrias brasileiras nesta segunda-feira (09), durante abertura da sétima edição da Movelpar – Feira de Móveis do Paraná, realizada em Arapongas, no Norte do Estado. Rocha Loures endereçou seu discurso especialmente ao senador Alvaro Dias (PSDB) e ao deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), que compuseram a mesa da cerimônia: “Aproveito a presença dos parlamentares paranaenses para lembrar da necessidade de atenção ao crédito, que está escasso e caro”, afirmou. O presidente da Fiep apontou a redução da taxa básica de juros da economia, do spread bancário e dos depósitos compulsórios e a aprovação do cadastro positivo como medidas que o Congresso pode adotar para ajudar a diminuir os efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira.

Rocha Loures ressaltou que a forte elevação do custo do crédito pode “provocar uma fragilização do sistema industrial”. O empresário também solicitou aos parlamentares paranaenses apoio na mudança do texto da Medida Provisória 449, que atualmente trava a pauta do Plenário, que, da forma como foi redigida, veda às empresas exportadoras o aproveitamento de créditos sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “A indústria precisa de um ambiente favorável para ter plena condição de compensar a inevitável desaceleração dos setores mais afetados pela crise”, afirmou.

Conexão – Ainda durante seu discurso na cerimônia de abertura da Movelpar, que é realizada até sexta-feira (13), Rodrigo da Rocha Loures ressaltou o “momento estimulante” da indústria moveleira do Paraná: “É um setor industrial que evidencia a vitalidade da indústria brasileira. A crise está afetando mais fortemente empresas desconectadas do mercado e do interesse público que ao longo dos últimos anos se valeram de grandes privilégios para sobreviver. Não é o caso da indústria moveleira, que tem uma forte conexão entre produção e demanda”, disse o presidente.

Na avaliação do presidente da Fiep, a indústria de móveis do Estado está “atuando em conformidade com as necessidades do mercado”. “O Arranjo Produtivo Local de Arapongas demonstra que a capacidade de fazer coisas juntos é um fator que leva ao sucesso”.
Para Giancarlo Piza, diretor do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), uma das entidades realizadoras da Movelpar, a feira é um momento em que empresários e varejistas devem “se esquecer da crise”: “Essa crise não é nossa e o principal motivo para estarmos aqui é realizar grandes negócios”, afirmou.

Prêmio Design Movelpar 2009

Vencedores serão conhecidos  nesta quarta-feira (11)

Serão divulgados nesta quarta-feira (11), às 16 horas, no Expoara (Centro de Eventos), em Arapongas, os vencedores da 4.ª edição do Prêmio Design Movelpar 2009. O prêmio é promovido paralelamente à 7.ª edição da Movelpar – Feira de Móveis do Paraná, que começou nesta segunda (9) e vai até sexta-feira (13), e é uma realização do Senai/Cetmam (Centro Nacional de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário) em parceria com o Expoara.

O objetivo do concurso é fomentar a criatividade e a inovação nos projetos e na produção de móveis, além de fortalecer o design de móveis para o setor moveleiro no Brasil, e ser uma vitrine para a exposição de trabalhos de profissionais e estudantes de todo o país e do exterior. Participam do concurso estudantes, profissionais e a indústria. Os melhores projetos serão premiados com até R$ 35 mil.

Serviço
Premiação do 4º Prêmio Design Movelpar
Data:
11 de março, quarta-feira
Horário: 16 horas
Local: Expoara – Arapongas (PR)

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR