Fórum Regional

Crise afeta faturamento da indústria

Crise afeta faturamento da indústria

Empresários que participam de fórum promovido pela Fiep dizem que sentem os reflexos da crise. Hoje, o Fórum Reflexões Sobre a Economia na Vida das Empresas acontece em Curitiba

Levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) junto a 100 empresários que participaram do Fórum Regional 2009 – Reflexões Sobre a Economia na Vida das Empresas em Ponta Grossa, na segunda-feira (09), e Londrina, na terça-feira (10), mostra que cerca de 70% das empresas sentem os reflexos da crise sobre seus negócios. Elas atribuem ao novo cenário econômico perdas de faturamento que variam de 5% a 40%. “A crise tem impactos diferentes de setor a setor. O que percebemos é que a principal questão a ser resolvida é do crédito, que ficou escasso e caro”, afirma o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

Segundo Rocha Loures, a iniciativa de promover fóruns regionais vai de encontro a uma necessidade do empresariado de obter informações relevantes sobre a conjuntura para poder projetar suas atividades. “Nosso objetivo é proporcionar informações sobre o cenário econômico, identificar sobre quais temas devemos dar maior atenção e mobilizar as áreas política e financeira para atender as questões estratégicas”, disse ele. Na avaliação do presidente da Fiep, o atual ambiente é propício para os empresários enxergarem oportunidades de aperfeiçoar a gestão das empresas.

Rocha Loures voltou a defender a adoção de medidas transversais pelo governo, como uma desoneração radical dos investimentos e das exportações, alongamento no prazo de recolhimento de tributos e no pagamento de dívidas do setor produtivo e ações para estabilizar o câmbio. Ele também cobrou agilidade na realização de obras de infraestrutura, rapidez na liberação de licenças ambientais e uma revisão na lei de licitações. “A máquina do governo precisa ser ágil. Por isso devemos insistir na desburocratização dos processos”, disse.

As reuniões promovidas pela Fiep têm a participação do economista Carlos Américo Pacheco, da Unicamp. Em sua palestra ele destaca que o ambiente econômico é a oportunidade para realizar mudanças na orientação da política monetária brasileira. “A crise já teve um efeito fenomenal. Ajustou o câmbio m novo patamar sem gerar pressões inflacionárias”, disse. Ele também entende que o Banco Central deve ser mais ativo em relação ao mercado de crédito. “No momento, o caixa das empresas é quem manda. Você tem que ter liquidez para fazer girar seu negócio. Neste contexto, os bancos têm que cumprir sua missão de emprestar dinheiro ao mercado e não adotar uma posição conservadora”.

Na quarta-feira (11), o Fórum Regional aconteceu em Maringá. Nesta quinta (12) será realizado em Curitiba, às 18h30, no Cietep. Na próxima terça-feira (17) será a vez de Cascavel. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR