Internet

Rede de Participação Política adota o NING para interação das pessoas

Rede de participação política adota o NING para interação das pessoas

Além do portal na internet que conta atualmente com mais de 5 mil cadastrados em 25 estados brasileiros, a rede utiliza a nova ferramenta para permitir maior conectividade entre os participantes

A Rede de Participação Política do Empresariado, lançada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em 26 de abril de 2006, inicia o ano de 2009 com uma grande novidade: a utilização da plataforma NING, que permite o estabelecimento do princípio das redes sociais distribuídas, em que as pessoas comunicam entre si, sem hierarquização. É um espaço destinado a publicações, diálogos e manifestações – nas mais variadas formas permitidas pela ferramenta – referentes à ação política. Seja para tratar de cidadania, desenvolvimento, sustentabilidade, democracia ou qualquer outro assunto que diga respeito à melhoria das práticas de convivência e relação entre sociedade. Detalhe: o site da rede no NING é voltado para a conexão de pessoas e não de instituições. Toda pessoa pode participar, gratuitamente, acessando  http://redeempresarial.ning.com. Diferentemente de outros meios virtuais, ali tudo é público e por isso não se trata de um site de relacionamentos a exemplo do que existe na web, como o orkut.

"Estamos avançando no processo de formação de redes, já que o NING possibilita que possamos colocar a política na pauta de nossos participantes, sem que estes se restrinjam a receber informações. Agora, ficou mais interativo e é muito importante que a rede seja tecida de acordo com a topologia distribuída", comenta o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho, destacando que esta novidade se soma às diversas ações e projetos desenvolvidos pela rede, que possui como um de seus principais instrumentos justamente a internet – por meio do site www.redeempresarial.org.br

A receptividade é considerada positiva por Marinho. Ele diz que em menos de 24 horas mais de 50 pessoas se inscreveram no NING da rede, o que é alto ao levar em conta as especificidades da iniciativa. "Isto vai crescer descontrolavelmente quando as pessoas se acostumarem a criar suas próprias redes e perceberem a combinação de redes com sustentabilidade", acredita o coordenador.

Estudiosos como o professor, analista político e consultor da Rede de Participação Política, Augusto de Franco, e o espanhol David de Ugarte, ressaltam que a sustentabilidade está ligada diretamente à estrutura das redes. “Não é por acaso que o conceito de sustentabilidade ficou intimamente ligado ao ambientalismo. Foi observando o meio ambiente natural que nós conseguimos entender um processo que é basicamente conservar a adaptação no mesmo ato em que se conserva a organização”, comentou Franco. “É o mundo do desenvolvimento local, da democracia através da vivência, da plutarquia das redes sociais. Neste contexto, a sustentabilidade é redefinida e compreendida como uma propriedade da rede que depende do seu grau de instrução. Se falarmos de redes de pessoas isso quer dizer do seu grau de desenvolvimento democrático. Uma empresa sustentável atualmente é aquela que é capaz de abrir em um âmbito democrático deliberativo no seu interior”, definiu Ugarte.

NING – O NING é uma arquitetura de redes sociais oferecida gratuitamente na web. Oferece melhores funções e serviços em relação às comunidades de serviços como orkut. O perfil do Ning se encaixa bem na elaboração de redes de relacionamento direcionados.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR