Prospecção e Difusão Tecnológica

Pesquisa aponta os 12 setores mais promissores da indústria paranaense

Pesquisa aponta os 12 setores mais promissores da indústria paranaense

Projeto do Sistema Fiep vai além e constrói mapas de cada um dos 12 setores para materializar o potencial percebido em cada região do Estado

Informação é fator determinante para o desenvolvimento do plano de negócio de uma indústria. Hoje a informação é reconhecida no meio industrial inclusive como commodity. Mas é preciso ir além. É necessário ter know how para convertê-la em elementos de valor.

Esses aspectos norteiam os projetos Setores Portadores de Futuro para o Paraná e Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que serão apresentados no dia 8 de dezembro, às 19 horas, no Cietep, em Curitiba.

“A identificação dos setores mais promissores da economia e a definição da melhor estratégia para conquistar o mercado pode ser a diferença entre ganhar e perder competitividade; entre conquistar e perder mercado; entre o lucro e o prejuízo”, considera Marília de Souza, coordenadora do Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia do Sesi/Senai Paraná, unidade do Sistema Fiep que prospecta tendências tecnológicas no Estado, no Brasil e no mundo.

Setores Portadores de Futuro
O projeto Setores Portadores de Futuro para o Paraná analisou as tendências e abordagens que vão marcar o desenvolvimento industrial do Estado até 2015. “Prospectamos oportunidades e identificamos os domínios estratégicos mais promissores para a indústria do nosso Estado. Ao todo, são 12 setores portadores de futuro”, diz Marília, citando os setores Agroalimentar, Biotecnologia Agrícola e Florestal, Biotecnologia Animal, Energia, Meio Ambiente, Metalmecânica, Microtecnologia, Papel e Celulose, Plástico, Produtos de Consumo, Turismo e Saúde.

Essa pesquisa iniciou em 2005, envolveu 150 especialistas e demandou dois anos de trabalho e cruzamentos de informações. Foram levantados dados como vocações regionais, avanço tecnológico, mão-de-obra especializada, oferta de centros tecnológicos e de pesquisa, necessidades atuais e a longo prazo e tendências do mercado nacional e internacional.

Rotas Estratégicas para o Futuro
Em 2007 e 2008, o projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense construiu mapas de cada um dos 12 setores para materializar o potencial percebido em cada região do Estado. “Os mapas apontam as trajetórias que deverão ser percorridas pelas indústrias nos próximos 10 anos para aproveitar essas oportunidades e ganhar competitividade”, completa a coordenadora do Observatório.

Os mapas foram construídos por grupos de especialistas, formados por representantes do poder público, empresas e associações empresariais, instituições de ensino e centros de pesquisa, e terceiro setor.

Para cada grupo foi proposta a reflexão a partir de um diagnóstico do atual panorama do setor pesquisado para, em seguida, definir o futuro desejado. Os trabalhos apontam os impedimentos atuais à implementação das visões prospectivas, concluindo com a elaboração de uma agenda pró-ativa de ações que visam enfrentar os desafios à materialização do futuro desejado.

Visões complementares também foram elaboradas para cada um dos 12 setores pesquisados. As visões compõem um cenário desejado no qual a indústria paranaense trabalha de forma articulada e se torna referência em pesquisa, inovação e tecnologia.

Para cada visão foram identificados desafios a serem vencidos, fatores críticos de sucesso e ações a serem implementadas a curto, médio e longo prazo, de forma a alcançar o futuro desejado para a indústria paranaense. Também foram identificadas novas tecnologias que devem ser desenvolvidas ou incorporadas ao longo dos anos para que as visões possam ser alcançadas com sucesso.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR