Sesi premia vencedores em Toledo
Concurso será ampliado em 2009 com cinco etapas regionais
Chegou ao final na noite do último sábado (29), no Teatro Municipal de Toledo, o Festival Estadual de Música Sesi Paraná. A solenidade marcou a premiação dos vencedores e o lançamento do CD oficial com as 21 músicas classificadas nas etapas regionais de Pato Branco, Londrina e Curitiba. A final em Toledo reuniu 24 candidatos em quatro categorias – Composição, Interpretação Sertaneja, Interpretação Popular e Jovens Talentos.
Na categoria Composição, o vencedor foi Carlos Alberto Kobiski, dos Correios de Curitiba, com a música “SOS Mãe Terra”, ficando em 2º lugar Cleber Augusto Pastor, da Copel de Londrina, com a música “Nova identidade”. Na categoria Interpretação Sertaneja venceram Jean Marcos e Luciano, da Atlas de Pato Branco, com “Viola viva”, ficando em 2º lugar Marlon Alessandro e Mário Oliveira, da Companhia Cacique, de Londrina, com a música “Meu endereço”. Na Interpretação Popular o vencedor foi André Luiz Militão, da Spaipa de Cascavel, com “Final feliz”, ficando em 2º Alberto Manoel da Costa, da Companhia Cacique, de Londrina, com “Campo minado”. Já a categoria Jovens Talentos teve um empate no 1º lugar, com Cibelle Hespanhol, da Copel de Toledo defendendo
“Chão de giz” e Mayara Nogueira da Companhia Cacique, cantando “Desafinado”. Após receberem conjuntamente o troféu Cibelle anunciou a sua entrega, como anfitriã, à candidata de Londrina.
Os ganhadores reapresentaram suas músicas e, em seguida, Oswaldo Montenegro fez o show de encerramento para um público que ele elogiou pelo silêncio e pelo calor, apontando que “ambos são importantes, mas conseguir os dois juntos é raro”. O cantor, compositor e diretor elogiou, em entrevista coletiva, a iniciativa do SESI de promover o Festival Estadual de Música. A secretária de Cultura de Toledo, Maria Inês Refosco, também destacou a iniciativa, apontando a “parceria fantástica” com o Sesi no evento e a inspiração que proporcionou à criação do Festival Sesi Música realizado a nível nacional neste mês em Brasília. “Isso nos orgulha porque é o modelo surgido aqui em Toledo”, afirmou a secretária, destacando a parceria com o Sesi na etapa final.
Para o gerente regional do Sesi, Ademir Vicente da Silva, a instituição sempre teve uma parceria muito forte com a indústria nos seus 63 anos de atuação e o Festival Estadual de Música é mais uma estratégia para estimular o seu trabalho pela manifestação cultural. “O Sesi tem a nobre missão de estimular a indústria a investir em cultura, a acreditar nos seus talentos, e os trabalhadores a mostrar sua competência na área artística”, apontou Ademir Vicente. O coordenador regional da Fiep, Augusto Sperotto, afirmou que o Festival Estadual de Música é uma iniciativa espetacular por se ver os valores artísticos que surgem de entre as máquinas e com ele o Sesi torna-se “o anjo da guarda dos talentos da indústria do Paraná”.
Para a gerente da unidade do Sesi em Toledo e Marechal Rondon, Cássia Schaedler, o Festival Estadual de Música Sesi Paraná é um projeto que inova porque a instituição sempre trabalhou o esporte, o lazer e a saúde do trabalhador, mas agora atende também a cultura através desta iniciativa. A coordenadora de cultura do Sesi, Anna Zetola, anunciou em Toledo a ampliação do Festival Estadual de Música Sesi Paraná em 2009, quando serão realizadas cinco etapas regionais, abrangendo todo o Estado com a final em Toledo, onde o evento já é tradicional.