Empresários devem estar atentos às novas tecnologias
A afirmação é do diretor-geral do grupo RPC, Luiz Cláudio Vieira, durante o ciclo de palestras “Líderes que fazem a diferença”, promovido pela Unindus. Segundo ele, empresários devem prestar a atenção às novas demandas do público
Empresários devem estar atentos com o que vem por trás das novas tecnologias, adaptando-se e utilizando as ferramentas existentes no mundo digital em benefício de seus produtos. A afirmação é do diretor-geral das operações de televisão do grupo RPC, Luiz Cláudio Vieira, que conduziu a palestra “Mídia e Comunidade”, realizada nesta terça-feira (25), em Curitiba. O evento fez parte do ciclo de palestras “Líderes que fazem a diferença”, promovido pela Unindus – universidade do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
“Com as novas tecnologias são encontradas outras ferramentas e recursos que auxiliam a aproximação dos produtos com os consumidores”, disse Vieira, destacando que todos podem e devem se beneficiar dos recursos. “Vemos o fenômeno The Long Tail (cauda longa), que é viabilização da distribuição de conteúdos de baixa demanda. Ou seja, aquela série antiga que apenas algumas pessoas gostariam de rever e que não valeria a pena comercializar em longa escala, pode ser rapidamente adquirida e a baixo custo. Basta um clique em algum site que disponibilize o produto”, citou, ressaltando o grande número de sites existentes atualmente que ofertam esse tipo de serviço.
“A indústria em geral, mas principalmente a do entretenimento, tem novas formas de rentabilizar”, afirma. De acordo com Vieira, a penetração das mídias está maior. “Isso torna o mercado mais fortalecido, com mais facilidade para vender e suprir demandas, utilizando a comunicação”. A população brasileira, segundo o palestrante, é propensa a novidades tecnológicas, mesmo a de classe baixa. ”Isso torna viável, por exemplo, o investimento de publicidade em novas mídias, pois haverá quorum”, completou.
O desafio, segundo ele, é atender à demanda gerada por esse público antenado nas tecnologias. “A tendência é que a demanda fique maior e mais diferenciada. O segredo é ter novos produtos que se encaixem e atendam as necessidades desse consumidor”, finalizou.
Ciclo – Essa foi a segunda palestra do ciclo “Líderes que fazem a diferença”. A primeira aconteceu no dia 11 de novembro, com o tema “Razões do Sucesso da Empresa Familiar”, proferida pelo economista Antonio Carlos Leão. A proposta da programação, de acordo com o diretor da Unindus, Henrique Ricardo dos Santos, foi reunir empresários de destaque no cenário atual “para discutir, promover, atualizar e aperfeiçoar o conhecimento empresarial”.