Gerente de comércio exterior do Grupo Moval ganha Prêmio ACP
Adilson Rodrigues foi indicado pelo Centro Internacional de Negócios, da Fiep, que é uma das entidades parcerias da Associação Comercial do Paraná no Prêmio
O gerente de Comércio Exterior do Grupo Móveis Moval, Adilson Rodrigues, foi contemplado com o Prêmio ACP de Comércio Exterior 2008, na categoria “Personalidade de Comércio Exterior”. A solenidade de premiação aconteceu quinta-feira (20), em Curitiba. O Prêmio é promovido anualmente pela Associação Comercial do Paraná (ACP), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e outras entidades que trabalham pelo fortalecimento das relações comerciais do estado com outros países e para a internacionalização dos negócios paranaenses.
O objetivo é homenagear e incentivar profissionais e empresas do Estado que se destacaram no comércio exterior entre setembro de 2007 e setembro de 2008. “É uma forma de reconhecer e incentivar os que contribuem para o aprimoramento e desenvolvimento do comércio exterior. Eles são exemplos”, afirma Janet Pacheco, coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep, que indicou três profissionais da área para concorrerem nesta categoria, entre eles o gerente de Comércio Exterior do Grupo Móveis Moval. A empresa é de Arapongas.
Segundo ela, Adilson Rodrigues marca sua trajetória pelo trabalho de diversificação de mercados e aumento de vendas, colocando o Grupo Moval e o Brasil em 48 países. “Para isso, utiliza as mesmas ferramentas com as quais a empresa cresce e se consolida no mercado interno: a simplicidade e o contato direto”, afirma Janet.
“O bom trabalho realizado no Departamento Internacional nos permitiu aumentar as vendas em momentos em que muitas empresas brasileiras perdiam competitividade no mercado internacional por causa da valorização do Real”, lembra Adilson. Segundo ele, em 2007, com mais de 70 clientes internacionais, a empresa gerou US$ 17.550.000 em negócios com outros países.
“Há 16 anos estou à frente do Departamento Internacional do Grupo. Receber esse prêmio é muito gratificante. É um reconhecimento e me estimula a continuar trabalhando em meio à crise mundial”, afirma Adilson, ressaltando que o prêmio é um incentivo a realização de novos negócios.
Além de Adilson Rodrigues, o empresário e sócio-proprietário da Ambiensys Gestão Ambiental, Ricardo José Barros, e a especialista em Comércio Exterior e Direito Internacional, Romênia Rodrigues, foram indicados pelo CIN para concorrerem ao Prêmio.