Sesi-PR lança coletânea de textos científicos sobre educação
O livro “Diálogos com a Prática: Construções Teóricas” foi lançado nesta quarta-feira. Os autores são professores da Rede Sesi de Educação, que participam do projeto Biblioteca do Conhecimento, de formação continuada
O Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná lançou nesta quarta-feira (19) o livro “Diálogos com a Prática: Construções Teóricas”, uma coletânea de textos científicos produzidos por professores da entidade. Os autores são participantes do projeto Biblioteca do Conhecimento, que incentiva o estudo e a produção de textos científicos sobre educação. O lançamento aconteceu durante o Encontro Colégio Sesi Quatro Estações, que reuniu, em Curitiba, professores, alunos, diretores e representantes da comunidade.
O projeto Biblioteca do Conhecimento integra as ações de formação continuada ofertada pelo Sesi aos seus professores. No ano passado, na sua primeira edição, a Biblioteca do Conhecimento teve a participação de 296 professores – mais de 80% do quadro de profissionais do Sesi. Da produção resultante do projeto foram selecionados textos, agora reunidos no livro.
A iniciativa demonstra a prioridade dada à educação. Através do Colégio Sesi, a entidade oferta educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além disso, o Sesi atua também com escolarização dos trabalhadores das indústrias. Ao estimular o estudo contínuo, com orientação e acompanhamento, o programa Biblioteca do Conhecimento permite que o professor da Rede Sesi de Educação aprimore conhecimentos, reveja práticas, se mantenha atualizado e busque inovação constante, o que garante a qualidade do ensino ofertado pela entidade.
A metodologia do programa propõe um texto base para estudo, com referências teóricas a serem consultadas. A partir deste texto, os professores elaboram suas próprias produções – que devem obedecer a normas, estrutura e formato de texto científico.
A primeira seleção é feita por banca regional. Os pré-selecionados passam então por uma banca estadual, composta por profissionais do Sesi Paraná, da Universidade da Indústria (Unindus) e da Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Essa banca define os textos a serem publicados. Além do aprimoramento profissional, o professor certificado ganha pontos no currículo, principalmente para programas de mestrado e doutorado.