Interação

Campeão sulamericano de esgrima fala de desafios na Expotalentos

Campeão sulamericano de esgrima fala de desafios na Expotalentos

Atleta compôs, nesta quinta-feira (06), o Espaço de Interação montado na feira e teve bate-papo com visitantes

O campeão sulamericano de esgrima, Ivan Schwantes, foi um dos convidados para dialogar, nesta quinta-feira (06), com os visitantes da Expotalentos 2008 – maior feira de estágios e profissões do sul do país -, no Espaço de Interação.

Schwantes, que também acumula quatro títulos do campeonato brasileiro de esgrima, falou dos desafios que já enfrentou na carreira, como os longos treinamentos em outros estados. “Tive que escolher entre ficar perto da família, na tranqüilidade, e ir para outro estado, longe de todos, para treinar e conseguir um título internacional”, contou o atleta. “Desafio é sinônimo de arriscar. Devemos fazer uma escolha, acreditar nela e nos empenhar ao máximo para que ela dê certo”, enfatizou.

O esportista também sanou dúvidas dos convidados a respeito do esporte, que segundo ele é pouco conhecido entre a população. “A esgrima não é mais um esporte elitista. Qualquer pessoa tem condições de fazer”, disse, ressaltando que uma espada para iniciantes custa em média R$ 150.

Experiências – O Espaço de Interação da Expotalentos 2008 levou para o público nos três dias de evento, bate-papos com outros atletas brasileiros, exemplos de garra, determinação e superação.  Entre eles: Edson Ribeiro, o mais antigo titular da equipe brasileira de atletismo; Ágatha Bednarczuk, jogadora de vôlei de praia e a velocista Terezinha Guilhermino, ouro nos 100m e 200m rasos e bronze nos 400m rasos das Paraolimpíadas de Pequim em 2008. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR