Melhores Práticas

Kraft e Herbarium são as vencedoras do Prêmio IEL de Estágio 2008

Kraft e Herbarium são as vencedoras do Prêmio IEL de Estágio 2008

Prêmio é um reconhecimento aos melhores programas de estágio das empresas paranaenses e a estagiários e professores que desenvolvem projetos inovadores

Em reconhecimento pelos melhores programas de estágio, o IEL Paraná contemplou na última quinta-feira (16) a Kraft Foods Brasil e a Herbarium Laboratório Botânico com o “Prêmio IEL de Estágio 2008 – Melhores Práticas. As duas empresas foram as vencedoras nas categorias grande e médio porte, respectivamente. Além das empresas foram premiados também o estudante Guilherme Mazzo, estagiário da Kraft e sua professora orientadora,  Nancy Malschitzky e a estudante Luciane Gomes, estagiária da Herbarium e sua professora orientadora Grace Wille. A cerimônia de premiação, aberta pelo superintendente do IEL Paraná Henrique Ricardo dos Santos, foi realizada no Cietep, em Curitiba. 

“O objetivo é identificar e divulgar os melhores programas de estágio das empresas paranaenses, bem como os estagiários e orientadores que criaram projetos inovadores”, afirmou Santos, lembrando que a etapa estadual do concurso é uma iniciativa do IEL Paraná, alinhado com o IEL Nacional.  No dia 17 de novembro os vencedores vão disputar o prêmio nacional em João Pessoa, na Paraíba. 

“Contar com os melhores profissionais é uma decisão estratégica para fortalecer os negócios, a liderança e a excelência, por isso acreditamos que o sucesso da empresa está ligado ao sucesso da sua equipe, da qual o estagiário faz parte”, contou Márcia Dias, coordenadora de RH da Kraft no Paraná. Segundo ela, o programa de estágio da empresa tem como foco a capacitação dos estagiários para assumirem futuras posições efetivas. “O objetivo do estágio é que o estudante participe de uma experiência única para seu desenvolvimento pessoal e profissional, sendo estimulado a se desenvolver e ficar preparado para assumir uma posição dentro da empresa”, disse. De acordo com a gerente, se isso não acontece, no mínimo o estagiário sai bem preparado para o mercado de trabalho. Márcia Dias informou que desde o início do ano até o mês de agosto, a Kraft efetivou 102 estagiários no Brasil, dos quais 90% no Paraná, onde tem uma planta industrial e o setor administrativo.   

O estudante de administração, Guilherme Mazzo, passou a fazer parte desta estatística, pois além de ganhar o Prêmio, levou uma vaga de efetivo na Kraft. “Esperava ficar entre os três. Ganhar o Prêmio foi realmente uma surpresa, assim como saber – no último dia 15 – que serei efetivado na empresa”, revelou Mazzo, estagiário da Kraft há 14 meses. “Com o estágio, sinto que estou me desenvolvendo e preparado para assumir mais responsabilidades, além de poder dividir conhecimentos que adquiri”, contou.  

Quanto às dificuldades do estágio, Guilherme lembra que são muitas as informações a serem absorvidas. “É um mundo totalmente novo, com muita coisa para explorar. Acredito que foi uma experiência, me fez crescer como profissional e como pessoa. Hoje, consigo perceber a importância do estágio enquanto ainda estou na universidade e tenho certeza que depois de formado, vou perceber o quanto esta experiência acrescentou e mudou a minha vida”, afirmou o estudante. 

 A estudante de Farmácia, Luciane Gomes, também acredita que o estágio é uma importante oportunidade para alavancar a carreira profissional. “A oportunidade de um estágio bem direcionado ressalta a aplicabilidade dos conhecimentos acadêmicos adquiridos. Os desafios propostos pela empresa, no sentido de desenvolvimento profissional e maturidade pessoal, oferecem uma bagagem e habilitação para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, afirmou Luciane. 

“Na medida em que a empresa introduz inovações tecnológicas em suas rotinas, a participação, contribuição e aprendizagem dos estagiários têm sido ampliadas, dando oportunidade de alinhamento dos conhecimento acadêmicos às necessidades da empresa”, disse a supervisora de Recursos Humanos da Herbarium, Joanita Plombon, lembrando que atualmente a estagiária trabalha num projeto de introdução de nova tecnologia ao laboratório de Controle de qualidade. 

Segundo Joanita, ambas as partes ganham com o Programa de Estágio. “Com o estágio o estudante fica capacitado para ser um bom funcionário para a empresa. Quando a contratação não é viável, o conhecimento adquirido o habilita a ingressar no mercado de trabalho”, afirmou a supervisora.  

Além da Kraft e Herbarium, outras 24 empresas paranaenses participaram da etapa estadual do concurso. Entre elas, Bematech e Cia Cacique (Londrina) – segunda e terceira coladas na categoria grande porte; Furukawa e Fiasul (Toledo) – segunda e terceira colocadas na categoria médio porte. 
      
Os projetos foram avaliados pela área de recrutamento e seleção do IEL Estágio do Paraná e posteriormente passaram por um comitê julgador formado por representantes de Instituições de Ensino do Estado que avaliaram e classificaram os melhores programas de estágio. “A avaliação foi fundamental para conhecermos em detalhes os projetos, o planejamento, a execução e os resultados e selecionar aqueles que melhor representarão o Paraná na etapa nacional”, contou a psicóloga Rosana Odahara, responsável pela avaliação.   

Duas palestras fizeram parte da cerimônia de premiação. “Inovação e a Empresa do Futuro”, proferida por Maurício Consulo, gerente de Pré-vendas para Integração de Processos e Negócios da IBM Américas, com sede nos Estados Unidos; e “Programa de Estágios e Desenvolvimento de Carreira”, ministrada por Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Latin America.

“Quando a empresa escolhe um estagiário, pode estar escolhendo o seu futuro presidente”, acredita Kawakam, ressaltando que o estágio é a grande oportunidade de aquisição de um futuro líder da empresa. “Se o estagiário não é bom e o chefe leva dois anos para perceber isso, é porque o chefe também não é bom”, finalizou o presidente, lembrando dos casos de estudantes que são substituídos ao fim do contrato de estágio.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR