Indústria automotiva

Secretário da Fazenda participa de encontro com empresários do setor

Secretário da Fazenda participa de encontro com empresários do setor

Reunião aconteceu quarta-feira (1º), durante o 2º Encontro do Comitê Gestor do Setor Automotivo. Na pauta, a consolidação da RMC como pólo produtivo e a busca de novas oportunidades de negócios em âmbito mundial

A consolidação da região metropolitana de Curitiba como importante pólo produtivo do setor automotivo, a melhoria da competitividade das indústrias do setor e a busca de novas oportunidades de negócios no cenário internacional foram os principais assuntos tratados na reunião realizada na última quarta-feira (1º) entre empresários do setor e o secretário da Fazenda do Paraná, Heron Arzua. A reunião aconteceu durante o 2.º Encontro do Comitê Gestor do Setor Automotivo, grupo formado em agosto passado, com a articulação do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O objetivo é construir cenários de futuro para a indústria automotiva da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) com vistas ao ano de 2020. A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e teve a participação também de representantes da Prefeitura de Curitiba.

“Vamos viabilizar uma cooperação estratégica entre entidades representativas e órgãos públicos para avançar significativamente e aumentar a competitividade do setor no mercado internacional”, sugeriu Rocha Loures, que propôs a criação de uma agenda para o desenvolvimento do setor, com base nos principais problemas identificados e citados pelos membros do comitê.

Os empresários apresentaram ao secretário da Fazenda as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas. Segundo o grupo, os grandes entraves estão nas áreas de energia, meio-ambiente, tributação e logística. Os empresários reforçaram a necessidade de ampliar investimentos em qualificação de mão-de-obra e inovação. O grupo destacou também a importância da interação entre o governo e as indústrias para a consolidação e desenvolvimento do setor.

“O governo trata de assuntos e problemas específicos de cada empresa e procura solucioná-los de forma concreta”, disse o secretário. Segundo ele, um bom exemplo dessa relação são as questões de natureza tributária levadas pelas indústrias ao governo do Estado. “O parque industrial automotivo é fundamental para a economia do Paraná”, completou Arzua.

Projeto
O encontro faz parte das atividades do Comitê Gestor do Setor Automotivo, que integra a Rede de Articulação de Competências para o Desenvolvimento Industrial e Tecnológico, projeto desenvolvido por meio do convênio firmado entre a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o IEL Nacional. O setor automotivo foi o alvo dos primeiros estudos que abrangem pesquisas em diversas temáticas.

O objetivo, de acordo com a coordenadora do projeto, Marília de Souza, é contribuir para a consolidação do setor na RMC e gerar novas oportunidades de negócios para o Paraná em âmbito mundial.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR