Unindus desenvolve curso sob medida para Rede CIN
A demanda pelo programa veio da Unidade de Comércio Exterior da CNI. As aulas iniciaram nesta quarta-feira (1º), e contam com a participação de 70 agentes de comércio exterior
A Unindus, universidade corporativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) que oferece educação continuada à comunidade industrial, iniciou nesta quarta-feira (1º) o curso de Formação de Traders para Analistas de Comércio Exterior. O curso é totalmente customizado para atender a uma demanda da Unidade de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para a capacitação dos agentes da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN).
A aula de apresentação aconteceu em Brasília, na semana passada, e foi conduzida por responsáveis pela área de comércio exterior da Unindus e pelo consultor e coordenador do curso, Ricardo Dellaméa. Participaram presencialmente 20 agentes. A aula foi acompanhada também por representantes de 14 Estados, conectados à Infovia CNI (transmissão via-satélite).
Para atender à demanda, a metodologia do curso foi modificada com a inserção de mais quatro módulos e com aulas transmitidas via videoconferência, através do sistema Infovia. Em relação ao conteúdo, foram incluídos assuntos mais técnicos. No total, são 54 horas de transmissão, além da interação entre participantes e facilitador por meio do sistema virtual de aprendizagem Eureka.
Recebem a capacitação cerca de 70 agentes da Rede CIN de todo o Brasil. O término do curso está previsto para abril de 2009. A transmissão é feita diretamente da Unindus, em Curitiba.
Histórico
A Formação de Traders de Comércio Exterior é um programa desenvolvido pela Unindus em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema Fiep, e teve sua primeira edição em março do ano passado. Formatado para dar suporte às questões estratégicas de desenvolvimento dos negócios internacionais, o curso visa proporcionar a ampliação de conhecimento na área. De acordo com a responsável pelos cursos de comércio exterior da Unindus, Viviane Iark, este é o diferencial da formação. “O curso trata de questões estratégicas e não operacionais. Neste ponto podemos dizer que o curso é inovador e o único com essa característica prática no Brasil”, afirma.