Sesi inaugura Clube de Xadrez no Boqueirão
Espaço será aberto à comunidade com oferta de cursos gratuitos. Integrantes poderão disputar competições municipais e intermunicipais
O Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná inaugurou neste domingo (28), o Clube de Xadrez do Núcleo de Inovação em Esporte e Lazer do Sesi, no Boqueirão, em Curitiba. O Clube é aberto à comunidade e é uma das atividades do projeto Atleta do Futuro, que alia o desenvolvimento do esporte a ações de educação e formação cidadã. O lançamento do Clube foi uma das atividades do Circuito Cultural do Sesi Paraná, que leva, uma vez por mês, atividades esportivas e culturais ao Núcleo de Inovação em Esporte e Lazer do Sesi, no Boqueirão.
“O objetivo do Clube é criar uma cultura de hábito da prática do xadrez e desenvolver uma metodologia para trabalhar a inovação na indústria”, afirmou o gerente do Núcleo de Inovação em Esporte e Lazer do Sesi, Roberto Costacurta. Segundo Wilson da Silva, professor de xadrez e coordenador técnico do Clube, o xadrez auxilia no desenvolvimento cognitivo, na memória, atenção e convívio social dos praticantes. “Estamos verificando quais escolas da região do Boqueirão já trabalham com o xadrez, para convidá-las a integrar o Clube e aprofundar a prática do esporte”, disse.
O Clube é aberto à comunidade e as atividades serão gratuitas. Serão oferecidas aulas de xadrez para iniciantes e de aprofundamento para aqueles que já têm noções básicas. Os integrantes do Clube também poderão participar de competições municipais e intermunicipais de xadrez. Os interessados em participar do Clube de Xadrez devem entrar em contato pelo telefone (41) 3271-8900.
Durante a inauguração do Clube, estudantes e jovens da comunidade do Boqueirão participaram de partidas de xadrez e acompanharam apresentações de jazz com escolas de música e dança. Também aconteceu a 1ª etapa do VIII Circuito de Xadrez de Curitiba, que reuniu estudantes de 5 a 18 anos de escolas da capital.
A estudante Milena Kasench, de 8 anos, pratica xadrez desde o ano passado. “Já participei de várias competições. O xadrez ajudou a melhorar minhas notas em Matemática, pois auxilia no raciocínio”, contou. Já Alisson José da Silva de Lara, de 16 anos, participa de competições há três anos. “Aprendi a jogar quando tinha oito anos de idade. O mais legal do xadrez é a possibilidade de conhecer pessoas novas e melhorar o raciocínio.”