Objetivos do Milênio

Loures apresenta ações paranaenses em Nova York e fala para investidores americanos em jantar promovido pelo presidente Lula

Loures apresenta ações paranaenses em Nova York

Presidente da Fiep falou para investidores americanos em jantar promovido pelo presidente Lula e mostrou o programa Nós Podemos Paraná na ONU

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, representou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) no jantar promovido pelo presidente Lula na última segunda-feira (22/09), em Nova York, que reuniu 300 investidores americanos.

Loures foi convidado a falar sobre a articulação entre empresários e governo no Brasil e destacou a importância da maior ação política dos empresários no Brasil e afirmou que há um canal aberto de interação com o governo federal por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da presidência da República.

O presidente da Fiep também citou exemplos paranaenses de ação empresarial como a Rede de Participação Política do Empresariado (www.redeempresarial.org.br), o Conselho de Cidadania Empresarial e o movimento Nós Podemos Paraná, criado para estimular a sociedade a desenvolver ações para facilitar o alcance dos Objetivos do Milênio da ONU.

O presidente Lula disse aos empresários americanos que o Brasil vem se desenvolvendo de forma diferenciada, uma vez que tem se preocupado com questões sociais, econômicas e ambientais. Ele afirmou que o grande desafio do país será promover um salto na qualidade da educação.

Nós Podemos – Nesta terça-feira, Rocha Loures apresentou o movimento Nós Podemos Paraná em evento paralelo à Assembléia Geral das Nações Unidas. “O interesse das pessoas foi muito grande pela nossa proposta de trabalho. Os participantes perceberam que é possível fazer chegar nas localidades ações que muitas vezes os governos centrais não conseguem implantar”, destacou Rocha Loures. “Mais do que uma declaração de boas intenções, o Paraná partiu para a ação e isso chamou muito a atenção de diversos participantes do encontro”.

Além da iniciativa paranaense, também foram apresentados modelos de ações da Índia, Filipinas, Uganda, Ruanda e Quênia. “Nossos diferenciais em relação aos projetos apresentados são a sinergia entre poder público, setor empresarial e sociedade civil organizada e também o processo de continuidade e monitoramento de resultados, feito por meio do Orbis”, afirmou o presidente da Fiep.

O encontro reuniu representantes de 150 países que desenvolvem ações para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. Além do movimento Nós Podemos Paraná, Rocha Loures falou sobre iniciativas como as três conferências BAWB – Business as an Agent of World Benefit (Negócios como agentes em benefício do Mundo), que o Sistema Fiep promoveu no Paraná, e o Global Forum América Latina, realizado em junho, em Curitiba, que colocou como desafio para as universidades formar jovens mais preparados para os desafios da sustentabilidade.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR