O Caminho da Profissão

Sesi e Senai diplomam alunos do curso de Auxiliar de Mecânica Industrial

Sesi e Senai diplomam alunos do curso de Auxiliar de Mecânica Industrial
           
Dezenove trabalhadores da Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba, receberam o certificado nesta quinta-feira (18). Desde 2006, projeto já certificou 764 trabalhadores
           
Uma turma formada por 19 trabalhadores, moradores da Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba, recebeu nesta quinta-feira (18) o certificado de conclusão do curso de Auxiliar de Mecânica Industrial, ofertado pelo programa “O Caminho da Profissão”, desenvolvido pelo Sesi e Senai do Paraná. Dos 19 alunos, sete já conseguiram emprego em empresas da região. A capacitação contou com a parceria da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), Rotary Club CIC e Paróquia Vila Nossa Senhora da Luz.

Criado em 2006, o programa abre oportunidade de iniciação profissional e formação cidadã para jovens de baixa renda, de 16 anos ou mais, sem vínculo empregatício e, de preferência, que tenha cursado até a 4.ª série do ensino fundamental. Até agora, o programa já beneficiou cerca de 760 trabalhadores, em diversos municípios do Estado.

Além do curso de auxiliar de Mecânica Industrial, como foi o ministrado na CIC, o programa oferece formação também em auxiliar de Manutenção Predial, Serviços Automotivos, Serviços de Panificação, Serviços de Confecção e Vestuário, Eletricidade Predial, Marcenaria e Mecânica Industrial. Em todos os cursos, antes da formação técnica o aluno recebe a formação cidadã, envolvendo relações interpessoais, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, ética e cidadania.

“A certificação é um momento muito especial na vida destes alunos, o início de uma nova etapa”, disse a consultora em Gestão Social do Sesi Paraná, Maria Carolina de Castro Leal, na formatura da turma de trabalhadores da CIC. “Vocês devem se espelhar nos colegas que já conseguiram emprego durante o curso e buscar novas qualificações e oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou ela, que é a coordenadora do projeto O Caminho da Profissão.  Além do certificado, os alunos receberam kits com ferramentas básicas para que possam atuar profissionalmente.

Graças ao aprendizado no curso de Auxiliar de Mecânica Industrial, Débora de Souza, de 19 anos, conseguiu uma vaga na área de auxiliar de produção na Bimara, indústria de injetores de plástico, localizada na CIC.  “As empresas exigem uma qualificação e como só tenho o ensino médio completo, estava difícil conseguir emprego”, contou. “Agora estou mais animada e penso até em fazer outros cursos de qualificação no Senai”, afirmou. Gilberto Aparecido Zeni, de 40 anos, também conseguiu emprego. “Estava desempregado e o mercado exige qualificação. Nunca é tarde para começar.”

“O principal mérito deste projeto é incentivar a contratação dos trabalhadores com nível baixo de escolaridade. Um certificado como este, com a chancela do Sesi e Senai, facilita a entrada no mercado de trabalho em empresas da região”, disse o diretor da Aecic, Carlos Vivaldi Rodrigues.

Na avaliação do presidente do Rotary, Júlio Cesar Canestraro, o que falta é qualificação e uma oportunidade para a entrada no mercado formal de trabalho. “Este é o pontapé inicial. O mercado está competitivo e seleciona quem tem preparação”, disse.

Para o Frei Carlos Gonzaga Vieira, da Paróquia Vila Nossa Senhora da Luz, o curso foi uma oportunidade de os jovens se  prepararem para o mundo da indústria.  “Nossa filosofia é fazer inclusão através da profissionalização. O assistencialismo não permite que as pessoas se desenvolvam”, disse.

Brian Willis de Matos, de 19 anos, foi considerado o melhor aluno da turma, em função das notas e freqüência, e foi premiado com uma bolsa de estudos em qualquer curso de qualificação profissional do Senai CIC-Cetsam. “É uma oportunidade única, pois quero trabalhar em empresas e já perdi muita chance, por falta de qualificação. Gostei muito e quero continuar estudando”, afirmou Brian.

As irmãs Rosilda e Roseli Pontes Cordeiro estão desempregadas e fizeram o curso em busca de
qualificação. “Foi muito interessante, pois aprendemos coisas que vão nos ajudar no resto da vida. O curso me estimulou a enviar currículo para as empresas e buscar novas colocações no mercado”, disse Roseli.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR