Qualificação profissional garante empregabilidade de soldados
Pesquisa das Forças Armadas aponta que 70% dos militares qualificados no programa Soldado Cidadão conquistam uma vaga no mercado de trabalho
Setenta por cento dos jovens qualificados pelo programa Soldado Cidadão conquistam uma vaga no mercado de trabalho, conforme revelou uma pesquisa realizada pelas Forças Armadas. “É um número bastante expressivo, principalmente, se for considerado que desde o início do programa, em 2003, já foram qualificados cerca de 100.000 jovens em todo o Brasil”, afirmou o coronel Ricardo Pinto, coordenador nacional para o Exército do programa, nesta quinta-feira (11) em visita ao Parque de Manutenção do Bacacheri, em Curitiba. No local, 20 soldados estão sendo qualificados no curso de Eletricista Instalador Industrial do Senai. O programa Soldado Cidadão é um convênio do Ministério da Defesa com o Senai, Senac e Senat com previsão de desenvolvimento até 2011.
De acordo com o coronel Pinto, esse percentual é registrado no Exercício de Apresentação da Reserva, uma pesquisa realizada anualmente na qual os participantes do programa Soldado Cidadão informam se conquistaram uma vaga no mercado de trabalho após a saída das Forças Armadas.
“O programa é para depois do Exército. Preparamos os recrutas para o mercado de trabalho depois do regresso à vida civil”, explica o coronel Pinto. Segundo ele, o Senai, o Senac e o Senat são instituições que facilitam qualquer tipo de trabalho na área de profissionalização. “A experiência do Sistema S é fundamental para o que propomos, que é dar uma ferramenta para que o soldado, quando saia do Exército, tenha condições de conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho”, explicou o coronel. Ele informou que até o final deste ano serão atendidos 16.800 soldados das três forças em todo o País, sendo 15.200 do Exército.
“No Paraná, serão qualificados 1.000 soldados”, detalhou o major Rui Vaz Barbosa, do Comando da 5.ª Divisão de Exército e coordenador do programa Soldado Cidadão no Paraná. “Alguns dos militares que fazem os cursos permanecem por um tempo maior nas Forças Armadas e são aproveitados nos quartéis como, por exemplo, os técnicos em manutenção de automóveis”, observou o major.
Os soldados estão sendo atendidos em Curitiba, Castro, Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Palmas, Guaíra, Foz do Iguaçu, Lapa e Rio Negro. Os jovens estão recebendo qualificação nos cursos de Eletricista Instalador Predial, Eletricista Instalador Industrial, Básico de Mecânica Industrial, Mecânico de Manutenção Industrial, Carpinteiro e Informática Básica. As aulas têm duração de 8 horas diárias e podem ocorrer nas dependências das organizações militares ou nas unidades do Senai Paraná.
No Paraná, as qualificações foram divididas em três períodos: de 2 de junho a 3 de julho com 321 soldados; de 9 de setembro a 9 de outubro com 365 recrutas e de 20 de outubro a 20 de novembro com 314 participantes.
Oportunidade de ouro – Os soldados classificam o programa como uma oportunidade de ouro para a qualificação profissional e o preparo para o mercado de trabalho depois da vida militar. “Aprendi muita coisa do dia-a-dia de um reparador. Para mim, foi muito importante porque deu um reforço no meu currículo. Ainda mais sendo um curso do Senai”, disse o soldado Carlos José Schimaida Ferreira, de 22 anos, que fez o curso Básico de Mecânica Industrial, concluído em 3 de julho. “A minha idéia é fazer mais cursos”, completou.
“Quanto mais a gente aprende, melhor. E aprendi muito no curso do Senai. O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você. Então, a gente tem que valorizar muito esta oportunidade que o Exército e o Senai oferecem”, considerou o soldado Joel Bassinelo Júnior, de 21 anos, que também se formou no curso Básico de Mecânica Industrial.
“Mesmo antes do Exército já trabalhei como pedreiro. Então, acho que vai ser importante essa qualificação porque complementa uma atividade que eu já domino”, afirmou o soldado Fernando Van Haandel, de 18 anos, aluno no curso de Eletricista Instalador Industrial. “Assim, lá fora, terei mais oportunidade de emprego”, observou.
O soldado Lauri de Oliveira Júnior, de 19 anos, vê no curso do Senai uma oportunidade de aprender mais uma profissão com foco na indústria. “Já fiz curso de Assentamento Cerâmico e Alvenaria no Senai. Para mim, foi muito importante. Ter o nome do Senai no currículo abre muitas portas no mercado de trabalho”, concluiu o soldado.
SERVIÇO
Programa Soldado Cidadão
2.ª turma: 9 de setembro a 9 de outubro
Local: Parque de Manutenção do Bacacheri
Endereço: Av Francisco M. Albizu, 320, Bacacheri (segue pela Erasto Gaertner, passa o 20º BIB, o Cindacta, o 27º BLog; após a lombada eletrônica, vira à direita, no posto de gasolina).
Contatos: Coronel Ariel Mário Okopny Júnior (41) 3316-4813 e Comunicação Social do Senai (41) 3271-9144.