Mercado mobiliário

Empresários conhecem as principais tendências para 2009

EMPRESÁRIOS CONHECEM AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PARA 2009

O Caderno Referências em Mobiliário 2009 do Senai foi apresentado nesta quarta-feira (6) a cerca de 100 micro e pequenos empresários, designers e profissionais liberais do mercado moveleiro de Curitiba e Região Metropolitana

Cerca de 100 micro e pequenos empresários, designers e profissionais liberais do mercado moveleiro de Curitiba e Região Metropolitana conheceram nesta quarta-feira (06), no Cietep, na capital paranaense, as principais tendências para o mercado mobiliário nacional e internacional em 2009. Promovido pelo Centro de Tecnologia da Madeira e Mobiliário (Cetmam) do Senai São José dos Pinhais e Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Paraná (Simov), o lançamento do Caderno Referências em Mobiliário 2009 teve por objetivo disseminar a pesquisa realizada entre o fim de 2007 e o início de 2008 por consultores do Departamento Nacional do Senai no mercado mobiliário interno e externo.

“A pesquisa foi realizada em empresas que trabalham na área moveleira e também em feiras nacionais e internacionais, na Itália, França e Alemanha com foco na inovação”, explicou Anderson Trierveiler, consultor do Senai/Cetmam, de Arapongas (PR). Trierveiler compôs um grupo de especialistas formado por consultores de oito Departamentos Regionais do Senai (Paraná, Alagoas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, Bahia e Espírito Santo) que desenvolveu a pesquisa. “A gente trabalhou com assuntos conceituais relacionados à aplicação dos móveis. São referências da natureza e do comportamento do ser humano”, completou Trierveiler.

De acordo com a consultora na área de design de móveis Márcia França Batista, que conduziu a apresentação do Caderno, a principal referência para o mercado mobiliário brasileiro é a sustentabilidade. “Por este caminho, as referências estão nos materiais biodegradáveis e recicláveis; na utilização de cores que também prevêem a sustentabilidade do homem”, disse. Segundo ela, no Brasil, a tendência ainda é a utilização de MDF. “Principalmente nos tons rosa e verde-água e nos tons fortes também. Os materiais são os tecidos biodegradáveis em junção com polímeros; a utilização de fibras naturais, vidros e acrílicos. É claro que pensando sempre no mercado consumidor que tem características próprias em determinadas regiões”, afirmou Márcia.

Para o empresário Aurélio Sant’Anna, presidente do Simov, o Caderno Referências em Mobiliário 2009 é uma ferramenta muito importante. “Ainda mais no mercado moveleiro paranaense, onde 90% das empresas são de micro e pequenas empresas”, observou. Na visão dele, o caderno representa democracia no acesso à informação. “Porque estas pequenas empresas têm grande dificuldade de freqüentar feiras, sobretudo, as internacionais, que são as grandes fontes de informação. E este caderno é trabalhado em cima das tendências internacionais, além de detectar os processos dentro do Brasil”, justificou o presidente do Simov, sindicato que representa 2.300 empresas de todo o Paraná, que geram cerca de 17.000 empregos diretos e 50 mil empregos indiretos.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR