Esporte e Cultura

Hip Hop abre Circuito Cultural do Sesi

Hip Hop abre Circuito Cultural do Sesi

O evento aconteceu domingo (03), no Núcleo de Inovação em Esporte e Lazer do Sesi Paraná, no Boqueirão. A partir de agora, no primeiro domingo do mês, industriários e comunidade terão atividades esportivas e culturais gratuitamente

Industriários e jovens da comunidade do Boqueirão acompanharam neste domingo (03), um show de bandas de rap, aula de hip hop, oficina de skate, apresentação de basquete de rua, mostra de grafiteiros e oficina de quadrinhos. Eles participaram das atividades do Circuito Cultural, programa do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná que a partir de agora levará todo primeiro domingo do mês atividades esportivas e culturais ao Núcleo de Inovação em Esporte e Lazer do Sesi, no Boqueirão.

“Este é o início de um grande projeto que vai unir esporte e cultura, permitindo o acesso das pessoas à cultura e resgatando os valores culturais do Paraná”, explicou a coordenadora de Cultura do Sesi-PR, Anna Zétola, lembrando que será dado destaque a artistas locais.

“Estamos dando um passo diferente, inédito e inovador que tem tudo para dar certo”, afirmou o gerente do Núcleo de Inovação em Esporte e Lazer do Sesi, Roberto Costacurta. No primeiro domingo de setembro, as atividades vão envolver o jazz e o xadrez.

Anthony Nathan, de 22 anos, trouxe o grupo de amigos para grafitar uma parede no Boqueirão. “O grafite é uma arte de rua que se adapta a qualquer lugar e tem seu valor cultural. É uma forma de se expressar com responsabilidade”, disse.

“O Circuito Cultural é mais um espaço aberto para a cultura de rua. Fazemos um trabalho de conscientização social nas comunidades de Curitiba, incentivando o esporte e levando respeito, união, amor e amizade aos jovens”, afirmou William Verdi, da equipe de skate Banx Brasil.

O estudante Gabriel Biscaia, de 12 anos, veio do Capão da Imbuia para participar da oficina de skate. “Já ando nas ruas próximas a minha casa, mas ainda sou um amador. Quero aperfeiçoar as manobras”, disse. Guilherme Huper Brunker, de 10 anos, mora no Boqueirão e dança “brake” há dois anos. “Aprendi sozinho, vendo televisão em casa. Essa é uma oportunidade de aprender mais passos e mostrar o que sei”, disse o estudante, que participou da aula de dança de hip hop com o irmão e um primo.

Música e educação – Desde março, alunos do Colégio Sesi CIC participam do projeto Firmeza, que alia música e educação. “Fazemos rap com temas trabalhados em sala de aula. É muito interessante, porque todo adolescente gosta de música e isso ajuda nos estudos”, afirmou Mayã Gonçalves, de 15 anos, aluna do 2º ano.

“É uma oportunidade de apresentar nosso talento e mostrar nossas idéias”, disse Katreen Ferraz, também do 2º ano, que apresentou seu rap no Circuito Cultural.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR