Informações sócio-econômicas

No Banco de Dados ADR Terra Roxa, um raio X do Norte e Noroeste

No Banco de Dados ADR Terra Roxa, um raio X do Norte e Noroeste

Disponibilizado via web, a implantação do Banco de Dados é um dos resultados do projeto “Nova Indústria”, proposto pelo Sistema Fiep e executado pelo Sesi, em conjunto com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs)
 
A Agência de  Desenvolvimento do Norte do Paraná Terra Roxa Investimentos (TRI) disponibiliza via web informações sócio-econômicas das 13 cidades com mais de 50 mil habitantes na região Norte e Noroeste do Paraná.  O site é www.terraroxa.org.br. O Banco de Dados traz também informações importantes sobre segmentos relevantes em cidades atendidas pelas Agências de Desenvolvimento da Região (IDR – Maringá, AIMES – Loanda, ADR de Paranavaí, ADETEC e a própria TRI).

O Banco de Dados é um dos resultados do projeto “Nova Indústria” na região Sudoeste. Proposto pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e executado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná, em conjunto com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), o Nova Indústria tem o objetivo de identificar idéias empreendedoras e dar suporte técnico para concretizá-las em novas indústrias ou negócios, bem como apoiar empreendimentos já existentes, que necessitem de capacitação.

“É um banco que aborda os aspectos ambiental, educacional, econômico, social, infra-estrutura, além de listar as empresas e clusters que temos  em vários segmentos, como o moveleiro, sucroalcooleiro, etc. Mas ressaltamos que não é um banco de dados fechado. Ele estará sempre em construção, atualizando as informações disponíveis e incluindo outras consideradas importantes”, afirma o presidente da TRI, Fernando Lopes Kireeff.

O objetivo do banco de dados é reunir todas as informações que são procuradas por investidores e que possam ser consideras um Raio X da região. “Hoje temos os dados dos municípios de Londrina, Maringá, Apucarana, Arapongas, Cambe, Umuarama, Sarandi, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte, Rolândia, Ibiporã e Cornélio Procópio, mas pretendemos disponibilizar informações de todos os municípios que fazem parte da região”, diz. Há também informações sobre as indústrias participantes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região e relação de empresas por segmentos empresariais.

O principal diferencial é a agregação de dados de diversas fontes. “Hoje temos vários dados disponíveis, mas não estavam reunidos. Isso facilita a busca, a comparação e a análise de tendências, tornando a pesquisa mais rica”, diz Kireeff.

O banco de dados foi montado em conjunto com a Fiep, prefeituras, associações comerciais, sindicatos e demais entidades que disponham de informações para a formação do banco.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR