Seminário apresenta Diagnóstico de Sustentabilidade Corporativa
Marcado para o dia 18 de junho como pré-evento do Global Forum América Latina, seminário mostrará resultados de pesquisa sobre sustentabilidade realizada em empresas paranaenses
Como a sustentabilidade é vista nas grandes corporações? Quais são as ações já adotadas para que o conceito seja difundido e aplicado dentro da empresa? Quais são as ferramentas ideais para se chegar a uma gestão sustentável? Essas e outras perguntas serão debatidas durante o Seminário de Apresentação de Resultados do Diagnóstico de Sustentabilidade Corporativa/Paraná que acontece na manhã do dia 18, das 11h às 13h, na Unindus/Cietep.
O Seminário é um dos pré-eventos do Global Forum América Latina, que acontece de 18 a 20 de junho, e propõe repensar o papel da educação para os negócios, com foco na sustentabilidade. O Global Forum é uma promoção da Unindus, universidade corporativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com patrocínio do Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e Case Western Reserve University (EUA).
Durante o Seminário serão apresentados conceitos de sustentabilidade corporativa e os resultados da pesquisa piloto Diagnóstico de Sustentabilidade Corporativa, realizada em cinco indústrias paranaenses desde agosto de 2007, sob a coordenação da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS) em parceria com a Unindus. As empresas participantes são Sadia, de Toledo; Volvo, de Curitiba; Masisa, de Ponta Grossa; Romagnole, de Maringá; e Milênia, de Londrina. Elas foram escolhidas mediante os critérios estabelecidos pela FBDS.
A pesquisa contou também com a expertise técnica do Sesi e Senai, o que permitiu que o Sistema Fiep como um todo tivesse uma visão da situação atual de grandes grupos empresariais do Paraná em relação à sustentabilidade corporativa. De acordo com Henrique Santos, diretor da Unindus, o projeto utilizou metodologia inovadora validada por grandes indústrias globais. “O objetivo foi auxiliar as indústrias a entenderem e se situarem num tema tão estratégico e importante como o da sustentabilidade corporativa”, afirma.
Cíntia Takada, coordenadora do Núcleo de Estudos e Práticas em Sustentabilidade (NEPS) da Unindus conta que a pesquisa envolveu a busca de informações públicas como sites, relatórios e entrevistas individuais com executivos das empresas. “Com isso pudemos entender a estratégia e percepção da empresa nesta área. Quais os indicadores que utilizam para medir a sustentabilidade e desafios das áreas de meio ambiente, recursos humanos, relação cliente e fornecedor, entre outros”, diz. A etapa final do trabalho consistiu em cruzar os dados para análise.
Feito o diagnóstico, os técnicos da Unindus sugeriram um plano de ação para cada empresa. “Também utilizamos esses estudos para delinear os programas a serem oferecidos pela Unindus nesta área”, diz Cíntia.
Sérgio Luiz Vieira Anajosa, diretor administrativo da Romagnole, de Maringá, que participou do Diagnóstico, diz que a sustentabilidade é interpretada na empresa como uma forma de gestão demonstrada na transparência das ações junto aos colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade em geral. ”Para tanto entendemos ser de fundamental importância o apoio na educação, na formação profissional e principalmente na geração de empregos”, diz.
Longe de ser assistencialismo e filantropia, a sustentabilidade corporativa é uma visão de negócios de longo prazo que incorpora as dimensões social e ambiental à estratégia de negócios da companhia. “As empresas precisam entender que sustentabilidade não é assistencialismo e que as boas práticas de governança aliadas às ações sociais e ambientais ajudam no crescimento de cada uma delas”, conclui.
O público-alvo do seminário são CEO’s e gestores empresariais das áreas de responsabilidade social corporativa, sustentabilidade corporativa e meio ambiente. Além dos resultados, serão apresentados os principais pontos fortes e oportunidades de melhorias sobre o tema.
As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo e-mail: bianca.hipolito@sesipr.org.br. Já para o Global Forum América Latina, podem ser feitas pela internet, até segunda-feira (16), no site www.globalforum.com.br. Após esta data, devem ser feitas no local do evento. O Global Forum América Latina e o seminário acontecem no Cietep, Avenida Comendador Franco 1341, em Curitiba.