Concurso Literário Valorizar é Preciso! premia alunos do litoral
O concurso, que envolveu mais de 20.200 crianças, é uma das atividades do Projeto Escola – Valorizar é Preciso!, do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial do Sistema Fiep
As escolas “Artur Tavares”, “Benvinda de Miranda Lopes Correa, “Anita Miro Vernalha”, de Pontal do Paraná, a escola de Educação Especial “Bem-me-quer”, de Matinhos e a escola “Francisca Pessoa Mendes”, de Paranaguá, foram as vencedoras do Concurso Literário Valorizar é Preciso!. A premiação aconteceu neste terça-feira (03), em Curitiba, durante o evento II Governança Socioambiental.
O concurso, que envolveu mais de 20.200 crianças, é uma das atividades do Projeto Escola – Valorizar é Preciso!, do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O Valorizar é Preciso! busca incentivar a população do litoral paranaense, por meio da educação ambiental, a separar os materiais recicláveis na fonte geradora e entregá-los para a coleta seletiva solidária.
Foram selecionados os melhores livros de histórias infantis sobre educação ambiental, escritos por alunos do 1º ano e 1ª a 4ª séries, do ensino fundamental, do litoral. O concurso teve a participação de 80 escolas de seis municípios do litoral paranaense, onde o programa é desenvolvido.
“O livro é o maior instrumento de educação ambiental e queremos envolver os alunos e professores como multiplicadores do conceito”, afirma a coordenadora do Núcleo Executivo do CPCE, Carla Mocellin, ressaltando que a maioria dos professores já trabalha com a educação ambiental como conteúdo transdisciplinar, mas o intuito do projeto é enfatizar a questão da coleta seletiva solidária.
“As escolas de Pontal do Paraná trabalham há bastante tempo com a temática da sustentabilidade. Estamos caminhando para a sustentabilidade do planeta, e isso só se faz através da educação”, disse Maria Ângela Villa Batistella, secretária de educação de Pontal do Sul.
A professora Ida Maria Macedo de Souza orientou o livro “Destruição do Mundo”, dos alunos da 3ª série da escola Anita Miro Vernalha, de Pontal. Ela conta que a escola já trabalha com a preservação do meio ambiente desde 2001. “Como as crianças já conheciam os conceitos, se envolveram muito com o projeto.” “Com o livro, aprendi que não podemos poluir o ambiente nem jogar lixo na praia, senão o mundo vai acabar”, afirmou Lídia Maria Fernandes, de 8 anos, uma das autoras.
A professora Edna de Souza, da escola Artur Tavares, de Pontal, trabalha com crianças de 6 a 7 anos, ainda em processo de alfabetização. “Como eles não sabem escrever, escrevi as idéias no quadro e, juntos, construímos um texto coletivo. As crianças então copiaram o texto e ilustraram o livro”, afirmou. Para Daniella Siqueira, de 6 anos, o mais interessante foi escrever o livro. “Gostei muito da experiência. Aprendi também que temos que cuidar da natureza.”
Os alunos da 4ª série da escola Francisca Pessoa Mendes, de Paranaguá, trabalharam o conceito dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. “Reciclar é bom para a natureza porque limpa o mundo e economiza materiais”, disse Igor Figueiredo Dutra, de 12 anos, um dos alunos vencedores.
Seleção e premiação – Os livros passaram por três seleções. A primeira aconteceu nas próprias escolas e os melhores trabalhos foram encaminhados à Secretaria de Educação, que fez a pré-seleção de 30 livros. A partir daí uma comissão julgadora do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, escolheu os cinco livros a serem premiados.
As escolas vencedoras receberão um computador, os professores orientadores, um celular, e os 84 alunos vencedores visitarão as empresas Nutrimental e Spaipa, além de assistir à peça "O Pai do Mato" do Teatro Dr. Botica (O Boticário). Cada escola participante receberá uma coletânea dos livros vencedores.
Projeto Escola Valorizar é Preciso! – O Projeto Escola englobou o concurso literário, a produção de lixeiras a partir de material reciclável, incentivo às escolas a doarem materiais recicláveis à associação de catadores e apresentação do show de mágica “A Valorização dos Recicláveis”.
O show de mágica busca fortalecer os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o Projeto Escola, incentivando, de forma lúdica, a realização das atividades de artesanato e principalmente de separação de resíduos proposta pelo projeto. No total, serão vinte e quatro apresentações (quatro por município). Em Morretes, 850 crianças de 1ª a 4ª série assistiram à apresentação. Em Pontal do Paraná, 1.500, em Guaratuba, 3.000, e em Matinhos, 850 alunos.